Itaipu Parquetec onde teoria e prática impulsionam a formação dos estudantes

O Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu, promove a união entre academia, inovação e mercado. Este ecossistema tecnológico conecta mais de 6 mil estudantes de diversas instituições de ensino, oferecendo uma estrutura onde teoria e prática se encontram para estimular o desenvolvimento profissional. As quatro instituições parceiras, incluindo a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), promovem cursos de graduação e pós-graduação que transformam o parque em um polo de pesquisa e inovação. Mais de 30 cursos de graduação e 25 de pós-graduação contribuem para a formação de futuros profissionais.

Inseridos nesse ambiente, os estudantes participam de projetos que promovem o desenvolvimento de habilidades práticas em áreas como inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. Com isso, o Itaipu Parquetec proporciona experiências que complementam o aprendizado acadêmico e impulsionam o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas do mercado de trabalho. Além de aprenderem em sala de aula, os alunos adquirem vivência em laboratórios e desenvolvem soluções para desafios reais, ampliando as oportunidades de networking e fortalecendo suas carreiras.

Entre os cursos da UNILA realizados no parque, estão engenharia de energia, química, civil e arquitetura, além de outros nas áreas de ciências e matemática. A experiência de Victoria Montejano, aluna de engenharia química, reflete essa integração: após ingressar na UNILA, a estudante paulista se envolveu em pesquisas no projeto Micropoluentes, em parceria com a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, onde contribui ativamente para soluções inovadoras. “Ter a oportunidade de utilizar os equipamentos nos ensina o funcionamento completo dos processos, desde a coleta até a análise de amostras”, relata Victoria.

O Itaipu Parquetec também promove uma rica experiência prática, conectando os estudantes à infraestrutura de ponta. Rodrigo Salavaldez, aluno de engenharia civil e originário do Peru, destaca a importância de estudar topografia em campo e de utilizar o laboratório de concreto. A experiência prática nos espaços do parque, segundo ele, “traz uma visão completa do aprendizado que temos em sala de aula e facilita o entendimento do que é aplicado no mercado.”

Para a professora Gilcelia Cordeiro, da UNILA, o contato dos estudantes com os laboratórios e com o Itaipu Parquetec é um diferencial que promove uma formação mais sólida e alinhada ao mercado de trabalho. “Esse ecossistema traz a prática científica ao lado das atividades de ensino e forma profissionais prontos para enfrentar os desafios do setor”, afirma a docente.

Além de ser um diferencial acadêmico, o Itaipu Parquetec se consolidou como um espaço onde os estudantes, ao lado de mentores e pesquisadores, ampliam suas perspectivas e contribuem para o desenvolvimento regional. A proposta do parque de unir teoria e prática tem transformado o cenário educacional e impulsionado o crescimento de Foz do Iguaçu como um polo de inovação.

  • Da redação com Itaipu Parquetec / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *