Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz celebra 45 anos de história
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI) celebrou na última sexta-feira (1°), 45 anos de atuação na fronteira. A data foi marcada por uma solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades. Durante o evento ocorreu à entrega de medalhas para os militares que completaram 10 e 20 anos de carreira. Também foram homenageados os destaques do ano na ocasião.
A cerimônia foi presidida pelo comandante do destacamento, major aviador Olívio Martini Maragon. Após os agradecimentos iniciais, foi realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro, com apresentação da Bandeira Nacional.
A celebração foi encerrada com um desfile da tropa, prestando continência ao comandante, ao som da Canção do Especialista da Aeronáutica. Ao final foi realizada uma grande confraternização.
Atuação do DTCEA
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz é o órgão do Comando da Aeronáutica, vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O DTCEA é a única Organização Militar do país que presta serviços como controle e prestação de informações de voo e alerta dentro do território do Brasil e países vizinhos nos céus da fronteira.
O órgão de Controle em Foz é também o único do Brasil com controladores que falam três idiomas. Eles usam o alfabeto fonético internacional para a comunicação com os pilotos, e a ação correta contribui para a segurança do voo.
Esses profissionais são responsáveis pela torre de controle e pelo controle de aproximação que abrangem 77 quilômetros de largura e 6,5 quilômetros de altura. No céu, os aviões seguem as aerovias, que são rotas específicas que delimitam a trajetória e a altitude adotadas pelos pilotos.
- Da Redação / Fotos: Abel da Banca