Cidades com Observatório Social têm maior renovação nas eleições
Pesquisa inédita mostra que, nas cidades que possuem Observatório Social, a renovação de prefeitos e vereadores foi maior. O levantamento do Sistema OSB reuniu 49 municípios brasileiros, que somam 3,5 milhões de eleitores.
O diagnóstico (acesse em osbrasil.org.br) revela que 73% dessas cidades terão novos prefeitos a partir de 1.º de janeiro, e 49% dos postulantes não conseguiram a reeleição para o Legislativo municipal. Os dados são referentes ao primeiro turno das Eleições 2024.
A demanda crescente do eleitor por transparência dos atos dos agentes políticos e por eficiência na gestão pública ajuda a explicar esses números. Neste ano, por exemplo, os controladores sociais instituíram aos candidatos termo-compromisso por integridade e atuação eficaz.
Em Foz do Iguaçu, não houve candidatura à reeleição para o cargo de gestor do município. Já na Câmara de Vereadores, a taxa de renovação foi alta: dos 15 atuais legisladores, 11 não obtiveram a reeleição e somente quatro permanecerão na próxima legislatura.
“Não há dúvida de que o cidadão, de modo geral, está cada vez mais atento à integridade e eficiência de seus representantes”, avalia o presidente do Observatório Social de Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento. “O eleitor preza por ética na política, quer suas demandas resolvidas e espera ser ouvido”, completa.
Na opinião do voluntário em controle social, com as novas tecnologias, as pessoas também estão mais informadas sobre as pautas, posicionamentos e decisões políticas. “Há um conjunto de ferramentas usadas pelo eleitor no momento de fazer a sua avaliação”, frisa Jaime.
Câmara na palma da mão
O presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu cita que a entidade mantém uma ferramenta para o cidadão acessar todas as informações relacionadas às atividades legislativas da Câmara de Vereadores. A plataforma foi desenvolvida em 2022, em parceria com a NK Consultoria Financeira.
Esse sistema on-line reúne projetos, indicações, requerimentos, moções e a assiduidade de cada vereador, que podem ser acessados gratuitamente pelo celular, tablet ou computador. São possíveis pesquisas de atividades mês a mês e no ano, com um resumo com informação da proposta pautada.
“Nós concentramos as informações em uma plataforma única e de fácil manuseio, completamente interativa”, explica Jaime Nascimento. “Mas cabe ao cidadão analisar os dados sobre a atividade dos vereadores, fazendo o seu próprio juízo se elas respondem às expectativas”, conclui.
A plataforma de acompanhamento da Câmara de Vereadores está disponível em: fozdoiguacu.osbrasil.org.br.
- AI Observatório Social / foto divulgação