Parque das Aves realiza ação educativa pela preservação da saíra-apunhalada

O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, realizará nesta sexta-feira dia 18, uma ação educativa voltada à conscientização sobre a saíra-apunhalada (Nemosia rourei), uma das espécies de aves mais ameaçadas do mundo. A atividade faz parte da Campanha Somos Todos Saíra-Apunhalada, uma iniciativa coletiva que envolve diversas instituições brasileiras em prol da preservação dessa ave rara e endêmica da Mata Atlântica.

Das 9h às 16h, educadores do Parque estarão à disposição dos visitantes no espaço “Como Salvamos Espécies” para discutir o estado crítico de conservação da saíra-apunhalada e as medidas necessárias para sua proteção. A supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves Gabriela Possato, destacou a importância dessa interação com o público. “Queremos sensibilizar as pessoas sobre o impacto que podem ter na preservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Essa é uma oportunidade única para engajar os visitantes em nossa missão de conservação”, afirmou.

A programação inclui uma exposição interativa com uma linha do tempo que apresenta os principais marcos da trajetória da saíra-apunhalada, além de uma área dedicada aos passeriformes, que inclui informações sobre outras espécies de saíras. O público poderá conhecer mais sobre o habitat e a história de conservação da saíra-apunhalada, que atualmente conta com apenas 20 indivíduos conhecidos, localizados exclusivamente na região serrana do Espírito Santo.

Uma espécie à beira da extinção

A saíra-apunhalada é classificada como Criticamente em Perigo (CR) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), sendo considerada uma das aves mais ameaçadas do mundo. Com uma população limitada a áreas restritas dos municípios de Castelo, Vargem Alta e Santa Teresa, no Espírito Santo, a espécie depende de esforços intensivos de conservação para evitar sua extinção.

Desde 2020, o Instituto Marcos Daniel (IMD) lidera o Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA), que busca monitorar a população e promover a conscientização sobre a preservação da ave. Em 2021, especialistas em conservação reuniram-se para desenvolver um Plano de Ação e Estratégias de Manejo Integrado, que definiu metas para o monitoramento da espécie e a promoção de ações de comunicação e mobilização social. Esse planejamento tem norteado os esforços para garantir a sobrevivência da saíra-apunhalada.

Campanha nacional de conscientização

A Campanha Somos Todos Saíra-Apunhalada é uma iniciativa colaborativa entre entidades públicas, privadas e ONGs dedicadas à conservação de aves no Brasil. Entre os parceiros da campanha estão o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque das Aves e o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), além de outras instituições.

A campanha busca sensibilizar a população por meio de postagens coordenadas nas redes sociais e ações presenciais em diversas regiões do Brasil. Gabriela Possato ressalta que o objetivo é fazer com que as pessoas saiam do Parque não apenas com conhecimento, mas com a vontade de se tornarem parte da solução para a conservação da saíra-apunhalada e outras espécies ameaçadas.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, é referência em resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica. Em 2024, o Parque completa 30 anos de atuação, e sua missão de proteger a biodiversidade é financiada, em grande parte, pelas visitas e o consumo dos turistas em suas dependências. Além das ações de conservação, o Parque também promove atividades educativas que conectam o público à causa ambiental.

 

  • Da redação com Parque Das Aves / Foto: Parque das Aves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *