Presos de Ciudad del Este produzirão móveis para escolas públicas
Pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, no Paraguai, terão a oportunidade de contribuir com a educação pública por meio da fabricação de mesas e cadeiras escolares. A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre o governo do departamento de Alto Paraná e o Ministério da Justiça, que visa promover a reintegração social dos detentos por meio de atividades produtivas.
O governador de Alto Paraná, César Torres, entregou o primeiro lote de materiais para a produção de mil cadeiras, que serão confeccionadas na carpintaria da Penitenciária de Ciudad del Este. Segundo o Ministério da Justiça, o projeto será expandido para o Centro de Reinserção Social de Minga Guazú, ampliando a produção de móveis escolares.
Durante uma visita à penitenciária, o governador Torres conferiu as instalações onde outros programas de reintegração já estão em andamento, como oficinas de produção de materiais hospitalares e a prática de carpintaria e ferraria. Além disso, visitou as capelas do complexo e conversou com os presos, discutindo o impacto das iniciativas de reintegração.
O acordo, assinado em 1º de outubro pelo Ministro da Justiça, Rodrigo Nicora, formalizou o compromisso entre o governo local e o Ministério da Justiça para o desenvolvimento do programa “Educar com Arte para a Reintegração”. O objetivo é fortalecer a colaboração entre as instituições e criar oportunidades de trabalho para os detentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional e facilitando a reinserção na sociedade.
A previsão é que os móveis produzidos pelos presos comecem a ser distribuídos às escolas públicas de Alto Paraná no ano letivo de 2025, garantindo que a educação seja beneficiada por um trabalho que também transforma vidas dentro do sistema prisional.
- Da redação com Agência IP