Atualização Tecnológica de Itaipu inclui conversores que aumentam a confiabilidade da usina

A Itaipu Binacional recebeu o segundo Conversor Estático de Frequência (SFC), equipamento essencial para a modernização dos serviços auxiliares da usina. Com a chegada do primeiro conversor em agosto, ambos serão instalados nas salas dos Grupos Geradores Diesel, permitindo a interligação dos sistemas de 50 Hz e 60 Hz. Atualmente, não há conexão entre esses setores, e os novos conversores trarão maior flexibilidade e confiabilidade ao processo de geração de energia, possibilitando que um setor alimente o outro, se necessário. A montagem desses equipamentos está prevista para começar em janeiro de 2025, após a reforma das salas que os abrigarão.

Cada conversor, enviado da Itália, tem mais de 10 metros de comprimento e foi transportado em partes para facilitar a logística. Essa tecnologia permitirá a substituição dos antigos geradores diesel, trazendo maior modernidade e eficiência à operação. Além disso, os novos equipamentos marcam um avanço na capacidade de autorrestabelecimento da usina, aumentando a segurança do fornecimento de energia.

O projeto de atualização tecnológica é resultado de um esforço conjunto entre as margens brasileira e paraguaia da usina, reforçando o caráter binacional da operação. Desde as primeiras etapas do projeto, houve uma forte colaboração entre as áreas de Engenharia, Manutenção, Operação e Obras. A equipe da Divisão de Manutenção será responsável por testar e integrar os novos conversores ao sistema da usina, garantindo seu correto funcionamento.

A implementação desses conversores representa um marco tecnológico para a Itaipu, com benefícios diretos à confiabilidade do fornecimento de energia e à segurança da operação.

  • Da redação com Itaipu /  Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *