HMCC realiza simulado de incêndio para treinar equipe e reforçar segurança

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) realizou nesta semana seu primeiro Simulado de Incêndio e Plano de Abandono, envolvendo dezenas de profissionais em um exercício que visou preparar a equipe para situações de emergência. O treinamento, organizado pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Brigada de Emergência, teve como objetivo testar e aperfeiçoar a resposta rápida dos colaboradores em caso de desastres.

Durante o simulado, um foco de incêndio foi identificado por uma funcionária do hospital, que imediatamente notificou um brigadista, acionando o alarme e dando início ao combate das chamas. O exercício abrangeu parte da área leste do complexo hospitalar, incluindo a recepção de internação e os blocos 6, 7, 8 e 9. Apesar da simulação, pacientes internados e seus familiares não precisaram deixar os leitos.

De acordo com o supervisor do SESMT Rodrigo Mendes, o plano de abandono foi concluído em 16 minutos, com todos os “pacientes” (representados por atores e bonecos) levados ao ponto de encontro. “Esse tipo de treinamento é essencial para manter a equipe capacitada e garantir uma cultura de prevenção no hospital”, afirmou Mendes.

 

Treinamento completo

O simulado englobou todas as etapas de uma emergência real, desde o acionamento da equipe até o uso de extintores e hidrantes, e a evacuação de pessoas para um local seguro. O treinamento tem como principal foco garantir que, em caso de um incidente real, os profissionais estejam preparados para agir com rapidez e eficiência.

 

Equipe preparada

O HMCC conta com uma Brigada de Incêndio formada por 135 colaboradores espalhados por diversas áreas e unidades do hospital. Recentemente, a instituição investiu na revisão dos sistemas de segurança, instalando novos pontos de luzes de emergência, sinalizações de saída e pontos de encontro, além de adequar seus projetos com o Corpo de Bombeiros. Os brigadistas agora também utilizam crachás e bottons vermelhos para facilitar sua identificação durante emergências.

Rodrigo Mendes adiantou que este foi o primeiro de muitos simulados a serem realizados tanto no hospital quanto em outras unidades do HMCC, como o Centro Clínico e o Laboratório. “Nosso objetivo é estar sempre preparados e treinados para qualquer eventualidade”, finalizou.

  • Da redação com HMCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *