Com “boom” na rede hoteleira e construção civil, Foz abriu quase 400 empregos diretos em agosto
Com bom movimento na rede hoteleira e grande expansão na construção civil, Foz do Iguaçu registrou a abertura de 371 vagas de emprego em agosto, mantendo uma linearidade no comparativo com os meses anteriores. Os números foram apresentados na manhã de sexta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho, com base nos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No último mês analisado, o setor de serviços em geral novamente se destacou. Entre os departamentos que compõe a categoria, alojamento e alimentação obtiveram o melhor saldo, com mais de 120 vagas. Neste grupo estão inclusos os hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros.
O ramo da construção ocupa o segundo lugar, tendo sido responsável por 92 contratações. Os investimentos públicos e privados, com construção de prédios residenciais e condomínios, além das obras da Perimetral Leste e duplicação da BR-469, impulsionaram o setor.
No panorama geral, a maioria das vagas disponibilizadas em Foz está ocupada por jovens entre 18 e 24 anos, com Ensino Médio completo. Há também um grande número de adolescentes atuando como menores aprendizes ou estagiários técnicos, especialmente nas atividades administrativas.
Há grandes expectativas para os próximos meses, devido à proximidade com as férias e festas de final de ano. Muitos hotéis, por exemplo, já estão com programações definidas e pretendem reforçar o quadro de colaboradores.
Neste sentido, um novo feirão de contratações está previsto para ocorrer no dia 24 de outubro, com oportunidade de emprego em áreas como recepção, cozinha, manutenção e limpeza, destinadas a profissionais de diferentes níveis de qualificação.
O evento será promovido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis) e Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (IHGT). A ação acontecerá das 8h às 17h, no salão paroquial da Igreja São João Batista, na área central. Para participar, os candidatos devem levar currículo atualizado, além de documentos como RG, CPF e a Carteira de Trabalho.
Balanço do ano
No comparativo do ano, Foz começou com estagnação registrando um encerramento de 32 contratos em janeiro. Entretanto, em fevereiro a cidade voltou a contabilizar um movimento na economia, impulsionado pelo Carnaval, Páscoa e circulação de turistas. Com isso, foram abertas 681 vagas formais.
Em março, a fronteira teve uma redução na oferta de empregos, mesmo assim o saldo foi positivo, com um total de 379 contratações em áreas diversas. Já em abril houve um novo movimento com 523 efetivações. Em maio foram abertas 354 vagas e em junho houve encerramento de nove contratos. Em julho, 294 oportunidades foram ofertadas.
Paraná em destaque
Em agosto o Paraná gerou 12.803 novos postos de trabalho com carteira assinada. O saldo é a diferença entre as 171.010 admissões e 158.207 desligamentos no período. Este foi o melhor resultado da região Sul. O Rio Grande do Sul registrou saldo de 10.413 vagas, enquanto que Santa Catarina criou 7.641 empregos.
Brasil
Em nível de Brasil, foram abertos 232.513 postos de trabalho com carteira assinada em agosto. Nos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas foram destaque o setor de serviços, que gerou 118.364 postos no mês, e a indústria, com 51.634 postos. No comércio foram registrados 47.761 novos empregos, na construção civil, 13.372, e na agropecuária, 1.401 novos empregos.
- Da redação / Foto: Ari Dias/AEN