Coluna do Corvo

E bem agora?

Lembrando o saudoso Chico de Alencar, o GAECO é soda! Quem diria, estava tudo muito calmo para ser verdade! Os pepinos estão sendo colhidos bem perto das eleições e a manhã de ontem foi das mais movimentadas, desde as primeiras horas. Lembrou bastante tempos outrora.

 

E vem mais?

Segundo consta, haveria outras investigações em curso, todas supostamente em rigoroso sigilo e segredo de Justiça. E aqui entre nós, o que há de errado o GAECO implodir alguns políticos bem perto das eleições? Pelo menos o assunto estará bem fresco na memória dos eleitores. A margem de erro do órgão é bem menor que a dos institutos de pesquisa, acreditem. Independentemente o conteúdo dos imbróglios, fazem um grande favor à sociedade.

 

“Cash Back”

Eita nome sugestivo hein? A operação cumpriu mandados de busca e apreensão em residências e na Câmara. O “rapa” estaria investigando também um assessor, outra pessoa da intimidade de uma vereadora e até um cargo comissionado na prefeitura.  Com a boataria de outras investigações, muita gente vai perder o sono nas próximas noites. Bom, quem não deve não precisa temer. Até anunciarem o nome da dita cuja vereadora, as bolsas de apostas se movimentaram nos botecos e padarias.

 

E vai grudar?

Vixe se vai? Vai grudar na vereadora, que certamente batalha a reeleição e também no candidato em que ela também aparece grudada nos santinhos. A esta altura, este colunista não faz ideia de quem seja, pois, o Segredo de Justiça deve ser respeitado. Não vamos esquecer que em certa ocasião, alguém foi tomar posse de camburão. Ou é mentira?

 

Humor x terror

Na linha de aliviar a atenção, eis que surgem mais memes eleitorais. O Corvo anda voando sobre as nuvens e tentando a todo o custo passar longe do Paulo Mac Donald, que anda prometendo uma canja do Corvo Inácio, no próximo Carnaval, em razão da notinha do gato que mia “generauuuuuuuuuuu”.

 

Bastidores

Reza a lenda, que momentos antes da entrevista com o Paulo Mac Donald na Rádio Cultura, alguém perguntou a ele se era mesmo verdade que tinha doado um gato para uma protetora? Ele fez cara de surpresa, mas a dona Elenice, que estava no estúdio disse: “Paulo, foi você que sumiu com o meu gato?”. Calma, calma, o leitor que não forme opinião antecipada. Deixem o Corvo molhar o bico: dona Elenice adotou um gato e vinha cuidando dele, na Construtora do candidato e o bichano andava desaparecido. Ele já foi encontrado.

 

Cartinha de leitor

Pois então senhor colunista, veja a situação, escutando as entrevistas na Rádio Cultura, deu para concluir que cada candidato tem um jeito de se expressar, por exemplo: o Aírton fala mais que o Louro José, o Gene-gene-gene-gene-rauuuuuuuuuu gagueja e o Paulo Mac, chora. Barbaridade!

 

Sobrou para o GDia

Cada manchete do jornal acaba como um “flash”! O povo transforma rapidamente as falas dos candidatos em anedotário eleitoral. No fim das contas o jornal está se transformando o palco das discussões, mais uma vez com envergadura e isenção. Mais liso que quiabo e ainda com a publicidade de todos os candidatos. O Darley Carneiro não reclama e nem faz cara feia, pelo contrário: “faz tempo a gente não vendia tantos exemplares nas ruas e precisamos contratar mais dois motoqueiros para alcançar as entregas das assinaturas, que aumentaram na casa do 23,5% em apenas duas semanas”, disse.

 

Sobrou até para o marqueteiro

A guerra de farpas e espetadas atinge até quem está quieto. Uma das peças publicitárias informa que um profissional de campanha, muito competente diga-se. Ele é acusado de usar as mesmas ferramentas de campanhas anteriores, desde os tempos do Reni Pereira. O Corvo pergunta: qual o problema? O que não pegou bem foi mexerem com o fígado do publicitário, que nada tem com essa encrenca. A classe deve emitir um comunicado. Onde se viu?

 

Outra dos bastidores

O candidato Latinha concede todas as entrevistas em que é convidado e no final, sempre passa o chapéu: “meu irmão, agora tenho que ir lá do outro lado da cidade, será que poderia me ajudar com o Uber?”. Claro, o povo enfia a mão no bolso e ajuda! Ele disse ao vivo, que a Justiça Eleitoral não vai se importar com esse tipo de doação, afinal, não é ele quem está doando nada aos eleitores.

 

Sete dias empolgantes

A Rádio Cultura de Foz se manteve na crista da onda durante uma semana e meia, praticamente, dedicando cada dia para entrevistar um candidato no seu programa mais atendido pelos ouvintes, o Contraponto. Pela ordem, estiveram aos microfones, o Zé Elias, Sérgio Caimi, Sâmis da Silva, Paulo Mac Donald, Latinha, General e por fim, o Aírton José. Todas as entrevistas foram reproduzidas em seus trechos mais destacados, pelo GDia e portal Almanaque Futuro, que também dedicou um quadro, sob o comando de Eliane Schaefer, abordando o tema Cultura. Todos colheram sucesso, os candidatos, que puderam explanar suas propostas e os veículos. Que venha agora o debate, no dia 01 de outubro!

 

Segundo tempo

Prezado senhor Corvo, tudo nos leva a crer que haverá mesmo um segundo turno em Foz. E como será a disputa entre dois candidatos? Dá para imaginar que não será muito diferente daquilo que acontece agora. Os nossos concorrentes ao cargo de prefeito bem que poderiam se reunir e traçar as linhas de campanha, como fazem os lutadores assim que sobem no ringue. Tomara não permaneçam com as pancadas abaixo da linha da cintura.

Francisco Luiz B. Barreto

 

O Corvo responde: chega a ser utópico esperar um comportamento assim. Os candidatos podem até conversar, mas não vai demorar, um espetará o outro e a tensão aumentará. Infelizmente as propostas acabam relegadas e a escolha ficará difícil para os eleitores. Tomara o ambiente seja um pouco mais valorizado e os comitês finalmente descubram que brigas só atrapalham.

 

Cadê o horário eleitoral?

Estima-se que o espaço ocupado pelos candidatos e que é destinado ao T.R.E não esteja com a audiência esperada. É o que algumas pessoas deduzem, ao perguntarem o que os candidatos andam dizendo. “Não sei, não vi”, responde a maioria. O Corvo fez um teste, ligou para cinco pessoas e apenas uma disse que viu “uma parte” do horário.

 

Motivos?

A baixa audiência se dá por várias razões, entre elas o momento de exibição, onde as pessoas estão no trânsito ou à mesa e preferem não perder o apetite. O maior refugo certamente é a qualidade das peças. Fazer o que? Isso é bom para os candidatos pensarem bastante no que apresentarão em caso de segundo turno.

 

Convite do CMPC

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), convida à todos, os conselheiros e conselheiras, população e afinas para o Debate entre os Candidatos à prefeitura de Foz que está sendo organizado para amanhã, sexta-feira, 27 de setembro de 2024, às 9h, no auditório da Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, nº 62, Centro). Taí um tema que requer muita atenção da cidade. Cultura é tudo!

 

Ar irrespirável

Vai fazer bastante tempo que o céu está cheio de fumaça, mais até que em períodos anteriores. É triste imaginar que “paisagens” assim serão cada vez mais frequentes. Se a humidade já anda baixa, o que fiz o que vem junto com o restilho de ar que vai aos nossos pulmões? Taí um momento importante para o homem meditar sobre os estragos que causa. Será que ainda dá tempo de reverter?

 

GDia 8 anos

Vamos acendendo as velinhas porque este jornal superou mais uma etapa e segue para cumprir a primeira década de bons serviços prestados à comunidade e aos leitores, de um modo em geral. Não é uma trajetória pequena, levando em conta a crise no setor de impressos, mas estamos aí futebol clube! Uma boa quinta-feira a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *