Segurança do paciente é um compromisso do Hospital Costa Cavalcanti
Com a missão de promover a saúde e cuidar das pessoas, valorizando vidas, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) tem como política institucional um sistema de gestão e assistência que tem como objetivo oferecer a qualidade do atendimento. Estes processos desencadeiam em um grande trabalho pela Segurança do Paciente, que garante proteção à vida, qualidade na assistência e responsabilidade legal em prol o cuidado dos pacientes.
Neste sentido, o HMCC mantém um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) que é responsável por promover a segurança do paciente. A equipe multidisciplinar avalia possíveis erros que podem acontecer em uma determinada situação e cria planos de ações para eliminá-lo ou minimizá-lo. Além disso, mantém comissões e auditorias e, atualmente, são mais de 40 protocolos que norteiam as equipes sobre o melhor tratamento para o paciente, dentro do melhor tempo ofertando um melhor desfecho.
Segundo a gerente da Divisão de Gestão da Qualidade do HMCC, a enfermeira Denise Pesamosca, apenas evitar danos não é suficiente, precisamos ofertar ao paciente um ambiente acolhedor e seguro, reduzindo os erros de todos os tipos. “O cuidado tem que ser redobrado, tudo isso impacta na satisfação do paciente e nós devemos procurar a alta confiabilidade como um componente essencial do atendimento”, pontuou.
Todo este trabalho realizado há anos no complexo hospitalar, rendeu ao HMCC alguns reconhecimentos importantes na área. Em 2007 a instituição foi o primeiro hospital do interior do Paraná a conquistar a Acreditação Hospitalar, feito que se repetiu em 2012 – nível 2 – e 2014, com o grau máximo de qualidade, Acreditado com Excelência.
O selo e o certificado são provas que o HMCC possui segurança, padronização de procedimentos, programas de capacitação e qualidade dos serviços, além da formulação de indicadores para tomada de decisões.
Ações internas
Nesta terça-feira, 17 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para fortalecer a conscientização e incentivar ações para melhorar a qualidade no atendimento. No HMCC, a campanha tem como tema “Um paciente não é só mais um paciente, ele é o amor da vida de alguém”.
Para isso, nos dias 26 e 27 de setembro o NSP fará ações no Costa Cavalcanti sobre as Seis Metas de Segurança do Paciente. Estandes estarão disponíveis para todos os colaboradores com informações técnicas, tira-dúvidas e jogos didáticos, e sorteios de brindes.
As metas tratam da 1 – identificação correta do paciente; 2 – Comunicação efetiva; 3 – Uso seguro de medicamentos de alta vigilância; 4 – Cirurgia segura; 5 – Prevenção de infecções; e 6 – Prevenção de quedas.
- AI HMCC / Foto: Kiko Sierich