Coluna do Corvo

Zé na Rádio

Se os ouvintes, leitores e eleitores notarem, o candidato Zé Elias não muda uma vírgula do seu discurso inicial, ele literalmente prega a redução de cargos nomeados na prefeitura, faz uma nova moldura no relacionamento com o Legislativo; quer otimizar a Educação, com transparência e zelo financeiro; enfim, Zé Elias trava um bom combate e tenta a todo o custo, como ele mesmo diz, furar a bolha, coisa que não é fácil de se fazer.

 

Todos na Rádio

É interessante fazer um registro da audiência do programa Contraponto na “Gloriosa”; as entrevistas com candidatos estão arranhando até os canais de Tv. Várias pessoas comentaram ao longo do dia que estavam ligadas. O entrevistado desta terça-feira foi o Sérgio Caimi, do PMB.

 

Reavaliação

As campanhas deram uma pequena esfriada em matéria de embates entre os candidatos. Em verdade cada um avalia os passos nos próximos dias, pois estão em reta final. Há uma evidente economia até no trabalho dos cabos eleitorais; na segunda feira não havia o povo balançando bandeirolas nas ruas.

 

Novas peças

Há muitas novidades de cara com os eleitores, como banners largados em curtas distâncias, encaixados em peças pesadas, claro, com alguém vigiando, assim a torcida alheia não esculhamba. Este colunista recebeu uma denúncia, que havia alguém passeando com um cão, vestindo a camiseta de um adversário. Camisetas de candidatos em humanos são proibidas, mas não foi possível saber como seria isso em animais? Este colunista viu, no domingo, um pet cheio de adesivos na roupinha. Nem os bichos escapam.

 

Despertaram para a realidade

Redes sociais utilizadas para a comunicação, como o popular “zap-zap” andam impossíveis de suportar, por causa da enxurrada de mensagens de candidatos a vereadores. Em enviam fotos, vídeos e dá-lhe desperdiçar tempo apagando tantas baboseiras. Será que essa gente acredita que isso convence eleitor?

 

Cadeiraço

Prezado colunista o que achaste do “telequete” em São Paulo? Será que a nossa política não precisaria um pouco disso, para chamar a atenção dos eleitores?

 

O que?

Coisa nenhuma, tudo o que a “política” não precisa é disso, demonstrações de raiva, provocações, injúrias, notícias falsas, como essas pessoas governarão? Com os músculos e a flacidez é que não será. O que os eleitores querem é gente preparada, ponderada e que use a cabeça para trabalhar, são os socos.

 

Seo Jorge

Fugindo um pouco da política, é medonha a chuva de protestos devido a remoção do Guaranho com destino à prisão domiciliar. Os desabafos chegam a dar medo: “quando meu pai dizia que todo cidadão de bem, pode matar alguém” e achava a frase jocosa e me dava até arrepios. Mas isso significa que a impunidade é maior que o senso de Justiça, de onde se viu? Todo Mundo aguardando o exemplo e o resultado é esse?”. Questionou a leitora H.L.F, que pediu para não ter o nome revelado.

 

Eficiência

O que se pode escrever aqui, é que os defensores fizeram um excelente trabalho, mas isso não quer dizer que a pendenga chegou ao final. Apesar da prisão domiciliar, Jorge Guaranho enfrentará um julgamento e o desfecho pode não ser dos melhores. Juízes interpretam as Leis; o julgamento é o que todos esperam, pois é lá que se fará a Justiça.

 

Interdições

O povo que habita a área sul, a exemplo deste colunista e que se utiliza de um trecho da BR 469 e, passa pelas obras da Perimetral, sente ansiedade na conclusão das demandas, até porque os prazos parecem longe de serem cumpridos. As interdições, ao que parece, serão muitas nos locais onde há elevados e, há apenas uma opção de escape. Os moradores da área rural aproveitam para vender mandioca, melancia, abóbora, mas os desvios levantam muita poeira, pois os trajetos são de terra vermelha. Donos de lava-rápido também estão felizes.

 

Segurança

Quem bom saber que até a Interpol está de olho na Ponte da Amizade, e, isso não é lá uma novidade. O difícil é identificar quem está na lista de procurados no meio daquela bagunça de travessia. Mas o escritório é para facilitar o trâmite de anjinhos que passam de camburão. Pensa a quantidade? Bom também seria as autoridades brasileiras e paraguaias fazerem uma limpa nos punguistas, que vivem de surrupiar e atazanar transeuntes e visitantes.

 

Atrativo

A Ponte da Amizade ainda é muito frequentada por turistas, em busca de registrar a travessia de um país ao outro. Isso é muitas vezes um luxo para os que fazem o turismo doméstico e sonham conhecer o “estrangeiro”. Não é nada boa a experiência de trombar com os aproveitadores e meliantes de plantão. Só mesmo a polícia consegue diminuir a abordagem dos bandidos fronteiriços.

 

A outra ponte

Este colunista fez um passeio no final de semana e lá pelos lados do Marco da Fronteira, deu para perceber várias pessoas atravessando a Ponte da Integração com sacolões recheados. Vai ver, encontraram um novo ponto de vazão.

Horário de Verão I

O presidente Lula deve tomar uma decisão sobre o possível retorno do horário de verão ainda nesta semana. A medida, que está em estudo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), é uma resposta ao cenário de seca recorde e ao aumento no consumo de energia, com o uso intensivo de eletrodomésticos durante os meses mais quentes. Embora a decisão seja técnica, considerando os impactos nos reservatórios e no consumo energético, também terá um peso político, já que a mudança afeta diretamente a rotina da população.

Horário de Verão II

 

Extinto em 2019 durante o governo Jair Bolsonaro, o horário de verão está sendo avaliado em meio a um cenário diferente, com especialistas apontando que a economia de energia hoje é menor, especialmente devido ao uso crescente de aparelhos como ar-condicionado. Além da questão energética, a volta do horário de verão pode impactar a saúde e segurança, afetando os ciclos biológicos da população e alterando hábitos diários, especialmente para quem precisa sair de casa nas primeiras horas da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *