Palavra Livre

Abaixo da cintura

Os ataques na campanha eleitoral correm soltos nas redes sociais. Vão desde a inelegibilidade de Paulo Mac Donald Ghisi (PP) à falta de reconhecimento de paternidade de um filho pelo General Silva e Luna (PL). Sem falar dos memes sobre a condição de saúde de Mac Donald e a comparação de Silva e Luna com o claudicante presidente americano Joe Biden.

 

Pau na moleira

“Baixou o nível”, “A guerra com todos os seus horrores” e “guerra de bugios”, dizem os articulistas. A coluna lembra uma máxima atribuída a Requião: “quem gosta de campanha de ‘alto nível’ é porque tem o rabo preso!”.

 

Dossiês

Além dos ataques, há uma coleção de dossiês sobre os dissabores judiciais, pessoais e políticos de todos os candidatos. Da saraivada só escapa o Latinha (Psol). A central de boatos também fervilha no espalhamento de fake news.

 

Flexões

Para provar que está bem de saúde, Mac Donald fez 47 flexões em vídeo nas redes sociais.

 

Nem na trave

Essa é boa para os candidatos a prefeito. Sete em cada dez trabalhadores brasileiros autônomos desejam um emprego com carteira assinada depois de sete anos da reforma trabalhista, que incentivou a informalidade do mercado de trabalho com a promessa de criar seis milhões de empregos. É o que mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV-Ibre). Em Foz do Iguaçu, as estimativas apontam até 40% de informalidade no trabalho.

 

Avalanche

Pesquisa do Instituto DataSenado revelou que metade dos brasileiros considera difícil identificar se uma notícia é verdadeira na internet. Enquanto 72% dos entrevistados acreditam ter recebido notícias falsas nos últimos seis meses, 81% acham que as notícias falsas podem afetar significativamente o resultado eleitoral. O coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda, disse que os resultados respaldam a Justiça Eleitoral nas regulamentações que possam evitar vantagens indevidas.

 

Olhe o gás

O presidente Lula (PT) anunciou que o governo vai fornecer botijões de gás para mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025. “Esse negócio de destruir tudo que o Estado pode fazer, achando que o setor privado é melhor é mentira. O setor privado tem de ser bom; e o Estado tem de ser bom. Eu não quero Estado máximo nem Estado mínimo. Eu quero um Estado que cumpra com a sua função de Estado. E a função do Estado é fazer sentir que todos possam participar das coisas que esse país consegue produzir”, disse Lula.

 

Chequito

O Ministério de Portos e Aeroportos classificou como fundamental o repasse de quase R$ 426 milhões da União para a empresa Fraport, concessionária do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. “A medida cautelar tem uma importância fundamental para garantir a continuidade das operações aeroportuárias no principal ponto de conexão do Rio Grande do Sul, garantindo integração aérea para a população”, disse a pasta, em nota, afirmando que ainda avalia o pagamento.

 

Saúde mental

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) e o secretário Ulisses Figueiredo (Saúde) participaram da inauguração da ala de atendimento em saúde mental no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

 

Gravando

O candidato a prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) e o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) gravaram no domingo (25) na Praça 29 de Março. Eduardo homenageou os feirantes curitibanos. Dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Feirante. Desde 2017, a prefeitura abriu 11 novas feiras livres, como do Futebol (Alto da Glória), das Cooperativas (Praça Osório) e da Zumbi dos Palmares (Pinheirinho). Atualmente, Curitiba tem 90 feiras livres.

 

Perdeu, mano

O TRE-PR rejeitou as ações do MPE e do PT contra Rosangela Moro (UB-SP), mantendo a candidatura à vice-prefeita de Curitiba. As acusações de fraude por causa da transferência de domicílio eleitoral foram descartadas pelo tribunal. Com a chapa fortalecida, Ney Leprevost (UB) e Rosangela podem desafiar Luciano Ducci (PSB), apoiado pela Frente Brasil da Esperança, em uma disputa acirrada.

 

Mazé neles!

O lançamento oficial da candidatura de Mazé Saad (PCdoB) será nesta quarta-feira, 28, a partir das 19h, no Hotel Foz do Iguaçu. Mazé Saad é presidente da Frente Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB) e tem como ponto central das suas propostas a defesa dos direitos das mulheres, das minorias, dos idosos, dos jovens, das crianças e dos migrantes.

 

Internet 5G

O candidato a prefeito Maico Gasparini (MDB) disse que a rede de internet 5G, de alta velocidade, vai alcançar, de forma gratuita, às casas de todos os moradores, do campo e da cidade, de Itaipulândia. “Está no plano de governo. É o Programa 5 G – Internet Gratuita. Todas as residências de Itaipulândia terão acesso gratuito à internet em rede de alta velocidade. É a inclusão digital que serve para uma série de atividades, principalmente, a educação e o direito à informação”, disse.

 

Monumento

“Vamos ser francos, Itaipu é um monumento da inteligência da engenharia brasileira”, do presidente Lula (PT) no lançamento em Brasília da Política Nacional de Transição Energética, que estabelece a estratégia brasileira para impulsionar no País as fontes renováveis de energia e reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

 

Transição

“A história de Itaipu é a história da transição energética. Uma energia limpa, barata, vinculada a uma forte política ambiental”, disse o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, no encontro ao citar projetos da binacional como o hidrogênio verde, o SAF (combustível verde para aviação) e a produção de biogás a partir de dejetos da suinocultura. “Por determinação do presidente Lula, estamos trabalhando com a produção e energia solar no reservatório da usina. Não existe maior política de inclusão social do que energia barata”.

 

Jardim Naipi

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou a conquista da nota 8,6 da Escola Jardim Naipi no Ideb. “A educação integral, aliada a projetos inovadores como a robótica, está transformando o futuro das nossas crianças e colocando Foz do Iguaçu como referência nacional”, disse. A escola Jardim Naipi está entre as oito escolas de Foz do Iguaçu com ensino integral ou jornada ampliada.

 

Pardal

Após dez dias, o aplicativo Pardal do TSE recebeu mais de 14 mil relatos de propaganda eleitoral irregular. Disponível para download nas lojas de dispositivos móveis é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio app. Até as 18h desta segunda-feira (26), os estados com os maiores números de denúncias eram São Paulo (2.820), Minas Gerais (1.559), Pernambuco (1.556) e Rio Grande do Sul (1.233).

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *