Semana da Pessoa com Deficiência movimenta Foz com exposição de artes, caminhada e palestras
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência está movimentando Foz do Iguaçu com uma série de atividades educativas e de conscientização, que visam chamar a atenção da população sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimentos sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras.
A mobilização acontece todos os anos desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017. Na fronteira a programação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi aberta ainda no domingo (18) com a tradicional feijoada beneficente da instituição.
Na quarta-feira (21) foi realizada uma exposição de artes com trabalhos realizados pelos alunos da unidade, que atualmente atende cerca de 500 alunos na Escola de Educação Especial Melvin Jones, na Avenida Paraná; e na Escola de Educação Especial Raiane da Silva Soares, no Jardim Itamaraty.
Na manhã de ontem (22), os estudantes foram às ruas para chamar a atenção dos motoristas nos semáforos de algumas das principais vias de Foz, exibindo faixas e distribuindo panfletos.
Para esta sexta-feira (23) está programada uma caminhada educativa pela Avenida Brasil, uma das principais vias de comércio, que terá início às 8h, com concentração em frente ao 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado. Esta atividade também inclui outras instituições.
Na Associação Crista de Deficientes Físicos (ACDD) os dias também tem sido intensos. A unidade, que não tem fins lucrativos, é mantenedora da Escola Cristian Eduardo Hack Cardozo, espaço responsável pelo atendimento de pessoas com deficiência física neuromotora associada a múltiplas deficiências, desde o nascimento ao fim da vida.
Nessa quinta-feira, os alunos realizaram uma apresentação especial no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Ferreira Damião. Até o final de semana estão previstas palestras, apresentações culturais e outros eventos públicos e gratuitos.
No Centro de Adaptação Neurológica Nosso Canto está prevista uma exposição de artes no sábado (24), no Shopping Catuaí Paladium. Na segunda-feira (26) será realizada uma apresentação cultural no Colégio da Polícia Militar. Já na terça e quarta-feira (27 e 28) haverá apresentações no Colégio Barão e Escola Municipal Érico Veríssimo.
Curso de Libras
No embalo da Semana da Pessoa com Deficiência, a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe abriu inscrições para um curso totalmente gratuito de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, usada para comunicação por pessoas com deficiência auditiva e limitações de fala. Qualquer pessoa pode participar.
As inscrições podem ser feitas na secretaria da igreja, na Vila A. As aulas começarão em setembro, sendo realizadas em duas turmas: as segundas-feiras, das 19h30 às 21h30; e no sábado, das 16h às 18h. O curso terá duração de seis meses. Maiores informações podem ser obtidas pelo número: (45) 99821-1164
Mesários PcDs
As pessoas com deficiência são incentivadas a participar das Eleições 2024 como mesárias. Trata-se de uma iniciativa alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025 do TRE-PR, que contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
As eleitoras e os eleitores com deficiência devem fazer a inscrição como mesários por meio do formulário disponível no site do TRE-PR. Para acessar o formulário, basta entrar no site do TRE-PR, na aba “Serviços Eleitorais”, selecionar a opção “Mesário” e clicar em “Faça sua inscrição”.
- Da redação / Fotos: divulgação