Conselheiros tutelares da região Sul se encantam com o passeio noturno Itaipu Iluminada
Depois de um dia de discussões e troca de experiências no 13º Congressul – Congresso Sul-Brasileiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Paraná, Santa Catarina E Rio Grande do Sul –, os participantes aproveitaram a noite de quarta-feira (14) para fazer o passeio Itaipu Iluminada. Essa foi uma oportunidade para os profissionais visitarem um dos principais cartões postais de Foz do Iguaçu durante à noite, com uma iluminação especial.
A ideia do passeio Itaipu Iluminada partiu do diretor da Associação dos Conselheiros Tutelares do Paraná, Jaime Rodrigues. “Fiz esse passeio em 2018 e fiquei deslumbrado. Principalmente com o show de luz. Então, eu dei a ideia de fazermos o mesmo passeio, para levar as pessoas para conhecer Itaipu à noite, que eu acho muito bonito”, afirmou Rodrigues.
“Foi simplesmente maravilhoso. Vindo do Rio Grande do Sul, em um momento de muita dificuldade, esses momentos de reflexão sobre a importância e a beleza natural são inestimáveis. As maravilhas que o planeta nos oferece, como Itaipu, são indescritíveis. Já estive aqui [Foz do Iguaçu] várias vezes, mas nunca tive a oportunidade de conhecer Itaipu. As luzes, os shows, as pessoas, a recepção do pessoal do Paraná durante este congresso foram incríveis”, disse o representante do Rio Grande do Sul no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Julio Cesar Fontoura de Sousa.
“É tão emocionante que chega a trazer lágrimas aos olhos. O show é incrivelmente lindo e maravilhoso. As luzes, a grandiosidade de tudo isso, é um espetáculo divino. Sinto uma enorme satisfação por ter feito esse passeio maravilhoso”, contou a conselheira tutelar Michelly Bohatch Markowcz, de Ponta Grossa (PR), em sua primeira visita à Itaipu.
Além de ser um momento de lazer, o passeio também serviu para fortalecer os laços entre os conselheiros, promovendo a integração e o compartilhamento de vivências em um ambiente descontraído e inspirador.
Sobre o evento
O 13º Congressul, que encerra hoje (15), abordou temas relevantes para a atuação dos conselheiros tutelares. O tema desse ano foi “Os 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: os novos desafios para a família, a sociedade e Estado e a reconstrução do Rio Grande do Sul”.
“Está sendo extremamente produtivo. A troca de experiências e todas as palestras que temos assistido são muito inovadoras e têm nos ajudado bastante. Entramos com pouco conhecimento, mas tudo isso está agregando muito ao nosso atendimento e à nossa carreira”, afirma a conselheira tutelar Sara Santos dos Passos Lummertz, de São João Batista (SC).
O congresso, que acontece a cada dois anos, é um dos maiores eventos de formação continuada e capacitação para o setor.
- Imprensa de Itaipu / Foto: William Brisida/Itaipu Binacional