Escola Brigadeiro Sampaio, em Foz, integra lista das 8 melhores instituições de ensino do Paraná
A Escola Municipal Brigadeiro Antônio Sampaio, localizada no Alto da Boa Vista, área rural de Foz do Iguaçu, conquistou posição de destaque entre melhores instituições de ensino do Paraná.
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a unidade alcançou nota 8,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, ocupando o oitavo lugar no ranking do Estado e o primeiro em Foz.
Na classificação geral das escolas municipais, Foz alcançou média de 7,4, a melhor avaliação desde 2005, quando teve início a série histórica. O bom resultou rendeu a cidade o primeiro lugar entre os municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes.
Já na lista estadual, a Terra das Cataratas ocupa a 37ª posição nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Serranópolis do Iguaçu conquistou o primeiro lugar, com 8,9 pontos. Na sequência estão Cruzeiro do Iguaçu, com 8,3; Atalaia, Janiópolis e Terra Boa, com 8,2 cada; Paranavaí, com nota 8,1; e Joaquim Távora, com 8.
“A nota do Ideb é resultado de um conjunto de ações estratégicas desenvolvido pela Secretaria de Educação que inclui desde o fortalecimento do ensino infantil, a base para o ensino fundamental, passando por investimentos em tecnologia com laboratórios de informática, aulas de contraturno, aulas de reforço, aulas de educação física e aulas de diversas atividades culturais”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
O prefeito estacou ainda o apoio pedagógico e formação dos professores, uma boa alimentação, o ensino de robótica e de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). “A educação estimula a criança a se desenvolver e aprender. Isso significa o conjunto de ações levadas nas escolas e o comprometimento das mães e pais com o aprendizado dos seus filhos. A nota do Ideb é uma vitória de todos, uma vitória de Foz do Iguaçu que está construindo seu futuro tendo como base a educação”, completou.
Para a secretária de Educação do município, Maria Justina, este resultado é um reflexo das melhorias na qualidade do ensino, além da dedicação contínua no desenvolvimento dos alunos.
“Ao longo do tempo implementamos uma ampla curadoria para identificar e auxiliar nas dificuldades de cada estudante. Agora, seguimos com esse projeto em todos os níveis educacionais, um trabalho promovido anualmente por professores, coordenadores, diretores e toda a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação”, destacou.
Nas escolas estaduais, no Ensino Fundamental, o Colégio da Polícia Militar (antigo Bartolomeu Mitre) foi o melhor avaliado, com a nota 7,0. No Ensino Médio, o Colégio Tarquínio Santos se destacou, com a nota 5,7.
Educação no Paraná
O Paraná possui a melhor taxa de educação do Brasil, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental, de acordo com os resultados do Ideb de 2023, divulgados na última quarta-feira (14).
Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a nota no Ideb no ensino médio, o que inclui escolas públicas, escolas privadas e institutos federais. Com isso, o Estado manteve a liderança nacional alcançada em 2021, permanecendo à frente de Goiás e do Espírito Santo, ambos com nota 4,8.
Nos últimos anos do ensino fundamental, que engloba estudantes do 6º ao 9º ano, o Ideb do Paraná passou de 5,4 para 5,5. A alta fez com que o Estado, que era 3º colocado na avaliação de 2021, assumisse a liderança também neste recorte, empatado com os estados do Ceará e Goiás, que também obtiveram índice 5,5. A média nacional ficou em 5.
Avanços no País
O Brasil alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o país nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.
Entenda o índice
Criado em 2007 pelo MEC, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. A avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de avaliações aplicadas pelo Inep em larga escala que permite traçar diagnósticos sobre a educação brasileira. O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento, no intervalo de 0 a 10.
Em 2021, o Inep estabeleceu novas diretrizes para o Saeb que previam aplicação digital da avaliação, ampliação das séries abrangidas a partir do 2º ano do ensino fundamental e avaliação das quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular.
- Da redação / Foto: Thiago Dutra/PMFI