Com equipamentos modernos e equipes treinadas para emergências, 9° GB completa 48 anos em Foz
Com equipamentos modernos, equipes altamente treinadas e quartel com sistema de inteligência, o 9° Grupamentos do Corpo de Bombeiros celebrou nessa terça-feira (13) 48 anos de atuação em Foz do Iguaçu e região, sendo responsável por ações de salvamento, atendimento pré-hospitalar, resgates de pessoas em animais em diversas situações e atuação de referência em emergências e desastres ambientais.
O aniversário de quase cinco décadas da unidade na Terra das Cataratas foi comemorado com uma solenidade no quartel central, na Vila, que contou com a presença de autoridades diversas locais e dos países vizinhos.
Atuando ao lado da Defesa Civil, Forças Armas e equipes policiais, os militares atendem a mais de 4 mil ocorrências todos os anos na Tríplice Fronteira, além de auxiliarem em operações especiais em outros estados, como o Rio Grande do Sul, devastado pelas enchentes no início deste ano; e Mato Grosso do Sul, que sofre há meses com incêndios severos na região do Pantanal.
Para ajudar as vítimas do estado gaúcho, por exemplo, os bombeiros mobilizaram, em maio, a população iguaçuense na campanha SOS Rio Grande do Sul. Em 20 dias de trabalho intenso foram angariadas e despachadas 900 toneladas de donativos, entre alimentos, roupas, calçados, cobertores e materiais de higiene. Em paralelo a arrecadação de produtos, equipes locais auxiliaram em campo no RS, realizando resgates e atuando em abrigos.
No Oeste, os militares e a Defesa Civil ajudaram na arrecadação de materiais para famílias atingidas pelos temporais em São Miguel do Iguaçu e outros municípios, e no combate a dengue, com ações de conscientização e operações diretas na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
Além disso, os agentes ainda atuam constantemente em buscas e salvamentos na região do Lago de Itaipu e Rio Paraná, especialmente durante a temporada de verão; capacitação de servidores públicos no combate a incêndios, ações de conscientização sobre o trânsito e apoio às forças policiais no combate ao crime.
Tecnologia
Em 2023 o 9° GB inaugurou seu quartel central, na Vila A, com 5,8 mil m² de área construída e investimento total de R$ 27,5 milhões, com recursos oriundos de um financiamento do BID para a Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp).
O prédio concentra todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, como a confecção de boletins de atendimentos do SIATE dos bombeiros e demais ocorrências, além dos setores de vistorias e análises de projetos de edificações e eventos.
O grupamento conta com veículos administrativos, caminhões de combate a incêndios, ambulâncias, automóveis de salvamento e outros. A unidade também dispõe de desencarceradores hidráulicos, materiais de rapel, barcos e botes e equipamentos de proteção individual. Os materiais mais recentes foram adquiridos em julho, com uma verba de R$ 85 mil, proveniente da 4ª Vara da Justiça Federal.
Treinamentos
Os treinamentos para garantir a pronta resposta das equipes em situações de emergência e desastres são constantes. Em abril, as militares do 9° GB participaram de uma capacitação de mergulho e busca aquática no Lago de Itaipu.
- Da redação Foto: 9° GB