Coluna do Corvo

Olha o barulho…

Quem não se lembra o ruidoso caso do aumento aos Cargos Comissionados? O resultado: “Ante o exposto, acordam os Desembargadores do Órgão Especial do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ, por unanimidade de votos, em julgar NÃO CONHECIDO O RECURSO DE PARTE o recurso de Município de Foz do Iguaçu/PR. Segundo uma intepretação, os efeitos da decisão serão bombásticos, os CCs terão que devolver os valores e corre-se o risco de não receberem mais o ajuste. Isso vai acabar estourando no colo de quem assumir o trono.

 

As desvantagens de reinado

As pessoas perguntam se vale à pena encarar um rabujo eleitoral em busca da cadeira de prefeito e depois, receber a horta leguminosa, com pepinos de todas as variedades, plantados pelos antecessores. É uma vocação às vezes estranha de explicar.

 

Avante rouba a cena

O partido realizou sua convenção nesta quarta-feira e reuniu além dos filiados, gente de vários partidos. Entre as falas, Deoclécio Duarte exaltou a união e o objetivo de causar mudanças na administração municipal o que é uma “necessidade”, segundo ele. O Avante reforçou a parceria em favor de Paulo Mac, que ficou o tempo todo no evento.

 

Descontração

Na costura da seda política, Deoclécio recebeu um seleto grupo de amigos em sua casa e fez questão de pilotar a churrasqueira, um de seus esportes olímpicos preferidos. Compondo a ilustre mesa o ex-deputado e prefeito Tércio Albuquerque, os deputados Vermelho pai e filho, federal e estadual, respectivamente, e o engenheiro civil Graciano Pinezi.

 

Ratinho cuidadoso

O governador não deve se envolver diretamente na disputa eleitoral em muitas cidades, mas em Foz ele disse e tornou a repetir que atuará permanentemente. O contexto geopolítico da cidade é imenso e devemos levam em consideração os planos dele para 2026.

 

Ganha com vários

O caso é que apesar de ter forçado na tinta, ao apoiar diretamente o General Silva e Luna, sabe que há chances de insucesso, e por isso, mantém as portas abertas com outros candidatos. Dependendo o resultado, a postura pode mudar em caso de segundo turno.

 

Quem vai no primeiro turno

Como este colunista tem observado, as candidaturas devem fechar com Paulo Mac, General Silva e Luna, Sâmis, Aírton José, Sérgio Caimi, Zé Elias, Túlio Bandeira e por fim o Latinha. Até o momento são oito os candidatos, um recorde. Kalito do PDT ainda é a incógnita. Se não percorrer o caminho sozinho, está mais para o Aírton do que para o Paulo Mac. No mais, aliados do ex-prefeito aceitam vários nomes no bonde da coalisão, mas gente que esteve muito próxima do Chico não vai sentar na janelinha.

 

Nada pessoal

Paulo, na sua versão paz e amor, diz que não é nada pessoal e sim o reflexo dos estudos e análise dos matemáticos. Será? Os ex-amigos do atual prefeito, no entanto, garantem que não há essa ligação de imagem e que é um exagero. Isso pode até ser, mas na propaganda da maldade eleitoral isso será usado o tempo todo.

 

Se tivesse…

…escolhido alguém para a sucessão, Chico Brasileiro não estaria tão vulnerável e nem refém da turba maledicente. No contexto eleitoral é possível que ninguém o defenda na abordagem dos problemas em Foz, durante o debate político.

 

PV vai com Aírton

Isso estava certo e a convenção sacramentou a caminhada. No evento havia gente de vários partidos e, conforme o registro fotográfico, Nelton Friedrich agarrou o microfone e fez o discurso. Ele é “o cara” e “a cara” do PDT na cidade. Possivelmente deu pista para onde o partido irá, ou seja, com o Aírton.

 

Sem muito mais o que dizer…

Os próximos dias serão bem atribulados, e tudo será muito parecido com roteiro de filmes de suspense. Políticos dormirão aliviados e o pesadelo os espera no dia seguinte. E depois viverão a tensão de dez dias, até a homologação das candidaturas. Há quem anda tomando chá de jabuticaba, na esperança de não perder tempo indo ao banheiro.

 

Listas de vereadores e vereadoras

Há quem esfregue as mãos enquanto aguarda pelas famosas listas de candidatos à Câmara Municipal. Ao que se imagina velhos e conhecidos nomes aparecerão de novo. Dizem que há feras da política tentando uma vaga no Legislativo, ou voltar para lá, custe o que for necessário.

 

Renovação

Há uma aposta de dança das cadeiras na ordem de 60% na Câmara. Essa avaliação se dá em razão da quantidade de nomes conhecidos tentando emplacar o eleitorado. Não será uma briga tranquila, com muita gente não superando a casa do 50 votinhos e gastando uma enormidade de dinheiro.

 

A perimetral

A empreiteira está pegando pesado no trevo que dá acesso à Argentina e faz a ligação com a BR 469. As alças de acesso estão bem definidas e não é preciso entender de engenharia para saber a função de cada uma. Mas muitos querem saber como farão o percurso a pé ou de bicicleta. Segundo uma informação haverá acesso seguro embaixo do viaduto. Todavia deve haver atenção para cruzar todo o complexo da obra que já é apelidada de “cebolão”.

 

A BR-469

Para saber como estão as coisas e o ritmo da obra, basta dedicar uns minutos percorrendo o trecho. O problema é a curiosidade sair caro e dali uns dias, chegar uma multa em casa. O limite de velocidade é 40 km/h. O visual que impressiona na obra é o conjunto de pistas ao lado do Centro de Convenções (para quem vem do PNI).

 

Doutorado

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, e, a Unioeste se iniciam as tratativas para o doutorado interinstitucional em Saúde Pública; faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste. A reunião foi em 29 de julho. Segundo o diretor geral da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz, “o doutorado é importante por fortalecer o programa de mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, o que proporcionará a qualificação de profissionais e professores da Unioeste e região. Além de fomentar novas pesquisas, que poderão contribuir na assistência e gestão dos serviços públicos de saúde”. Na foto, Sérgio Fabriz e os professores da USP,  Pedro Palha, Jacqueline Ballestero, Flavia Azevedo e Thais Oliveira.

 

Sexta-feira, enfim

O final de semana começa hoje para muita gente, mas este pobre mortal ainda precisa preparar a coluna do sábado, cujo espaço saciará o interesse de quem anda enviando mensagens e ainda não viu a resposta publicada. Até amanhã, se Deus quiser!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *