Crimes de estelionato cresceram 15% em Foz; polícia alerta para golpes da maquininha e bilhete premiado

Os crimes de estelionato aumentaram significativamente em Foz do Iguaçu. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) mostram que o município registrou 2.283 boletins de ocorrências por casos diversos no primeiro semestre. O número é 15% maior que no mesmo intervalo de 2023, quando foram contabilizadas 1.976 situações.

Frente ao cenário, a Polícia Civil emitiu um alerta à população referente aos golpes mais comuns. Em muitas ocasiões, os criminosos costumam agir em estabelecimentos e em ruas onde há agências bancárias.

No caso do bilhete premiado, um velho conhecido, mas que ainda faz muitas vítimas, os golpistas costumam abordar pessoas, geralmente idosos, afirmando que foram contemplados com uma quantia milionária, mas que não podem ficar com o dinheiro ou que não sabem como sacá-lo.

Usando de uma lábia convincente, os estelionatários iludem a vítima, que acaba comprando o bilhete por uma quantia inferior ao valor do suposto prêmio. Somente após a transferência de valores para uma conta dos criminosos é que a pessoa percebe que caiu no golpe, ficando no prejuízo.

Os crimes envolvendo golpes com máquinas para pagamentos com cartões de crédito ou débito também vem crescendo na fronteira e ocorrem de várias formas. Uma das mais comuns é o golpista se passar por vendedor ambulante ou funcionário de loja, oferecendo a utilização de sua própria maquininha para a realização do pagamento ou serviço de tele-entrega.  Neste processo ocorre a clonagem de dados ou a subtração de valores maiores do que o produto adquirido pela vítima.

Além destas ações, também já foram identificados em Foz crimes envolvendo a entrega errada de mercadorias, falso empréstimo, fraudes eletrônicas com sites falsos, golpe do amor, golpe do motoboy, falso sequestro e, mais recentemente, o golpe do falso paciente.

No dia 23 de julho uma mulher foi presa no Hospital Municipal, em uma operação da Polícia Civil. Conforme informações, a estelionatária entrava em contato com pessoas que queriam vender celulares, alegando que precisava comprar um aparelho para deixar com a irmã dela, que estaria internada na unidade.

A vítima então negociava o preço e a entregava do aparelho para a suspeita, que informava que realizaria o pagamento via Pix. Entretanto, sobre o pretexto de que precisava fazer o reconhecimento facial da parente que estava hospitalizada, ela se afastava da vítima e fugia, deixando o prejuízo.

A criminosa foi detida após investigações e encaminhada à cadeia pública. Um tablete, quatro celulares e dinheiro subtraído das vítimas foram recuperados. As apurações prosseguem para identificar outras vítimas do crime.

 

Caso de repercussão

Um caso envolvendo o golpe do amor ganhou repercussão nas últimas semanas após denúncia de uma vítima em Foz. Um homem, de 30 anos, que já vem sendo procurado há bastante tempo pela polícia, teria se envolvido com uma mulher na fronteira.

Após dois meses de relacionamento, o suspeito vendeu os bens da vítima e desapareceu repentinamente. Conforme a polícia, o homem, conhecido como playboy, já passou por vários estados e deixou diversas pessoas e empresas no prejuízo.

 

Orientações

Algumas orientações da Polícia Civil podem ajudar os cidadãos a se protegerem de golpes. Em primeiro lugar é importante sempre manter dados pessoais em sigilo e nunca compartilhar senhas, número de cartões ou documentos de identificação com desconhecidos.

Ao realizar buscas na internet, a pessoa deve se certificar de que está usando fontes confiáveis. Softwares atualizados ajudam a manter o computador, smartphone e aplicativos seguros.

Ao perceber que foi vítima de um crime, a pessoa deve procurar a delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência. Somente com este passo é que a investigação pode ser realizada, combatendo as fontes de estelionato.

  • Da redação / Foto: divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *