Coluna do Corvo

Enchendo a linguiça

Olha agosto chegando, um período conhecido como “mês do cachorro louco”! Um leitor amigo disse que a coluna anda igual fábrica de embutidos ultimamente. E não é mentira. Sem dar voltas, é difícil completar o espaço, sobretudo com baia eleitoral ajustada, onde é difícil dar um passo sem pisar em mina explosiva. Ossos do ofício. Mas isso logo termina. Que venha agosto!

 

Resto de semana atribulado

Então vamos imaginar uma penca de partidos políticos, de todas as cores e ideologias, desenhando o futuro ao mesmo tempo, nos poucos dias que restam para as convenções. Com uma movimentação assim, não se fala em outra coisa, levando em conta que a ala política mantém olhos nos peixes e nos gatos. As agremiações fazem de tudo para reforçar a união, mas há descontentamento em várias siglas. Não será estranho saber das dissidências e creiam, isso faz parte do jogo.

 

Como será?

Os dissidentes ou descontentes, serão aqueles que não concordarão com as deliberações nos partidos, as coalisões escolhidas ou os que não foram selecionados para disputar a prefeitura, vice ou vaga de vereador e, por isso, aparecerão em lados opostos. Tudo perfeitamente normal no mundo da política. Como se acertarão depois, isso é outro problema. O caso é que há dissidentes cheios de razão e a história poderá comprovar suas decisões. Então vamos com calma que o pote é de barro.

 

A paciência acabando

Até alguns dias havia uma certa cordialidade entre os oponentes; eles se cumprimentavam e até arriscam telefonemas. A situação começou a mudar e cada um está tratando de roer o seu osso, com direito aos rosnados. Daqui em diante teremos dedos nos olhos, tesouras voadoras e mordidas no calcanhar. Não demoram as fraturas se expõem e aí o debate acalora de vez. Há ainda um vácuo entre as convenções e as homologações, no dia 16 de agosto. Muita coisa já aconteceu em períodos assim. Depois inicia a propaganda eleitoral.

 

Moda lançada

Os convites para as convenções são os mais inusitados. O time de criação de Paulo Mac inovou, com a caminhada de alguém usando crocks, e, reforçando o compromisso aos partidários. É quando o candidato assumiu de vez o chinelão! E isso pode estar refletindo nas vendas das lojas especializadas no calçado. Havia fila na unidade do Shopping Catuaí; a vendedora aproveitou para informar que o estoque foi reforçado. Segundo uma fonte, os colaboradores de campanha devem usar o calçado. Não vai demorar o diretório terá cheio de borracha queimada. É bem melhor que chulé.

 

Celebridades

E as convenções reservam um desfile de políticos, pelo menos nas montagens das fotos. Cada um se ampara nas esfinges que ajudarão a fazer a cabeça dos eleitores. Dá-lhe imagens nas redes sociais!

 

Os vices

Alguns levantamentos dão conta dos vices e no apanhado realizado pela Tulipa Pesquisas de Mercado e Opinião Pública, o nome do empresário Deoclécio Duarte aparece na liderança, com 13,17%; isolado na frente, se comparado aos demais. Ele é alinhado ao bloco de partidos que apoia Paulo Mac Donald Ghisi.  A pesquisa ouviu 600 eleitores, dia 17 de julho, com margem de erro de 4,0%, com registro no Tribunal Eleitoral com om número PR 02629/2024.

 

Interessante

O trabalho realizado pelo Deoclécio é bastante interessante. Ele colocou o nome à disposição com plena atuação partidária e com a ajuda de Tércio Albuquerque, inseriu o Avante no mapa político de Foz. Sem demérito aos demais filiados e membros da diretoria, a dupla articula com inteligência em vários partidos e conversa com deputados estaduais, federais, sempre com um olho na movimentação política da cidade. Fazem um movimento democrático limpo, transparente e isso tem chamado muito a atenção. A convenção do Avante movimentou a Câmara Municipal ontem pela manhã.

 

Confirmação

O “Ricardinho da Rede Massa” será mesmo o vice do General Silva e Luna. Isso parece definitivo e selado pelo governador Ratinho Jr, recentemente. Dizem que a decisão já era antiga, mas debateram bastante outras possibilidades e analisaram o potencial da lista de candidatos ao posto de “futuro segundo em comando”.

 

Latinha

A Federação do PSol e Rede Sustentabilidade realizará convenção no dia 05 de agosto, mas com o anúncio antecipado do lançamento de candidatura, ou seja, Latinha vai encarar a disputa: “vamos de candidatura puro sangue respeitando gênero; vou de prefeito e na convenção escolheremos uma vice, entre os três nomes femininos que possuímos”.

 

A escalada do Zé

O União Brasil anda desbravando os rincões eleitorais da cidade. Zé Elias está feliz com o desempenho e, aos poucos vai inserindo o discurso, pautando inclusive como atuará em caso de sucesso. E lá vem o senador Moro! Segundo uma informação ele participará de pelo menos dois eventos do partido em período de campanha.

 

O vento e a popa

Foram várias as tentativas de unir o UB ao PP, mas as conversas começaram e não terminaram, aparentemente sem chances de um acordo com Sérgio Moro. O problema maior é que tentaram acertar esses ponteiros longe de Foz e isso desagradou a base local.

 

PDT com Aírton?

Até o fechamento desta coluna não havia novidades na relação entre o PDT e a coalisão do PSB, com vários partidos. Pelo andar da carruagem isso só será decidido no limite do prazo, porque segundo uma informação, há várias correntes de pensamento, cada uma indo para um lado.

 

O mosquito dos infernos

Vamos combinar, não perdemos a guerra para o Aedes aegypti, e sim para a ignorância e preguiça. Se cada cidadão fizesse a sua parte e o governo investisse mais em políticas públicas eficientes, capazes de motivar a população, não viveríamos um drama assim. Uma pessoa mantém a casa em ordem, o vizinho não, e, acredita que isso é bobagem. E a situação pode piorar, porque as pessoas enfraquecerão as ações, crendo que outro mosquito infectado realizará o serviço.

 

Wolbachia

Várias pessoas enviaram mensagens e não custa explicar: o Aedes aegyptis, ao contrário de muitos insetos, não possui a bactéria “Wolbachia”; a tarefa da ciência é infectá-lo, e com isso, impedir que a Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam no bicho, contribuindo para redução das doenças. Segundo afirmam, os “Wolbitos”, não são transgênicos e por isso não há qualquer modificação genética no método, sem chances de transmissão para humanos ou outros mamíferos. Tomara a biologia esteja mesmo sob controle.

 

Aniversário

Darley S. Din Carneiro assoprou as velinhas ontem na sede do GDia. O diretor-geral da empresa jornalística foi surpreendido pelos amigos e colaboradores e o clima era só de alegria! Como presente, recebeu um resumo de pesquisa que situa o jornal no topo da informação formadora de opinião em sua área de circulação e isso, se dá ao número expoente de assinantes do impresso, mais a multiplicidade de cada exemplar, que perfaz uma soma extraordinária, levando em conta o formato em papel. “Isso é um presentão” disse sorridente, entre as garfadas no bolo. Um abraço e parabéns ao amigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *