Orquestra Didática chega a Foz do Iguaçu para temporada de duas semanas
O Ministério da Cultura, Colégio Positivo e mediações apresentam a Orquestra Didática, que segue com sua série de apresentações pelo Paraná. Depois de temporadas bem sucedidas em Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel, chegou a vez de Foz do Iguaçu receber o projeto, que consiste em uma instalação artística que mostra em telas de TVs e caixas acústicas de alta fidelidade o som de cada instrumento em uma orquestra, separadamente, ao mesmo tempo em que apresenta conteúdos didáticos sobre música orquestrada nas telas. A música executada é a Sinfonia nº 3 de Ludwig van Beethoven, conhecida como “Eroica”.
O público de Foz do Iguaçu apreciou a Orquestra nesta segunda-feira(29), depois será apresentada nos dias 02/08 (sexta-feira) e de 04/08 (domingo) a 08/08 (quinta-feira) das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30 na Estação Cultural do Artesanato, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 450, Centro. A entrada é gratuita.
Em suas primeiras etapas de apresentações em Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel, a iniciativa recebeu quase 10.000 visitas, entre turistas, famílias, alunos de escolas públicas e privadas, músicos e demais interessados em aprender mais sobre a música orquestrada de uma forma diferente. Agendamentos de visitas em grupos podem ser feitas pelo telefone 41 98882-1853.
Origem da Orquestra Didática
A vontade de mostrar como é criada uma orquestração, com o som individual de cada instrumento durante um sinfonia (música composta para ser tocada por uma grande orquestra) foi a ideia que deu origem ao projeto, segundo o idealizador Samuel Ferrari Lago. “Ao ouvirmos uma sinfonia como a “Eroica”, temos a ideia da música como um todo. Por meio desta instalação, é possível perceber não só a sonoridade, mas a importância de cada instrumento”, comenta Samuel. Além do conhecimento proporcionado, a Orquestra Didática é também um significativo passo para a valorização da música clássica, formação de público para música instrumental e incentivo ao estudo musical”, completa.
O projeto também é idealizado por Rodrigo Barros Del Rei, que junto de Samuel Ferrari Lago, são responsáveis pelo “Radiocaos”, programa cultural que está há 26 anos no ar, com atividades que ultrapassaram a esfera radiofônica para se tornar uma central de disseminação de arte, cultura e memória.
Depois de Foz do Iguaçu, o projeto ainda passará por Londrina (a partir de 16/08) e pelas cidades catarinenses de Joinville e Florianópolis (datas a confirmar). A Orquestra Didática é uma realização da “Mediacaos” via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura, com patrocínio do Colégio Positivo e apoio da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
- Assessoria com redação