Construção da Ponte Bioceânica avança na fronteira entre Brasil e Paraguai
A ponte Bioceânica, que será um ponto de ligação crucial na autoestrada regional que pretende ligar os portos do Atlântico e do Pacífico, avança a bom ritmo na sua construção, conforme informou o Ministério das Obras Públicas e Comunicações.
Segundo o relatório, atualmente estão sendo realizadas obras cruciais em vários pontos da estrutura, como o pilar nº 13, onde está sendo realizada a concretagem da segunda viga de contraventamento, voltada para a margem do lago paraguaio.
Da mesma forma, o pilar nº 14 está em fase de colocação de armadura em ambos os lados, enquanto na estaca nº 16 está sendo realizada a concretagem da verga principal.
A Ponte Bioceânica, um marco na infraestrutura rodoviária do país, terá 1.294 metros de extensão. Será composto por três trechos: dois viadutos de acesso em cada extremidade do Rio Paraguai e um trecho estaiado de 632 metros, sendo o trecho central de 350 metros.
É uma obra de grande porte que fica às margens do rio Paraguai, unindo fisicamente as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Puerto Murtinho (Brasil), e ligando o percurso da Rota Bioceânica em sua extensão dos portos do Chile ao Atlântico. .
Os Governos do Paraguai e do Chile, por ocasião da visita do Presidente Gabriel Boric a Assunção esta semana, ratificaram a importância prioritária deste trabalho para alcançar mais mercados e o desenvolvimento da região.
- Agência IP