Unioeste avança em laboratório de microrredes com apoio da Itaipu Binacional

O programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PGEEC) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está avançando para as etapas de testes e avaliação de resultados do projeto de pesquisa “Implementação de um laboratório multiplataforma para avaliar estratégias de controle, operação e proteção em microrredes (MRs)”. Com supervisão do Prof. Dr. Adriano Batista Almeida e patrocínio da Itaipu Binacional, o laboratório tem como objetivo desenvolver estudos para integrar Geração Distribuída (GD) de fontes alternativas, como energia solar e eólica, ao sistema elétrico.

O projeto, iniciado em agosto de 2021, terá duração de 39 meses, com previsão de conclusão em novembro de 2024. A equipe é composta por três alunos bolsistas e um professor do mestrado. Professores de instituições renomadas nacionais e internacionais têm colaborado com a iniciativa, incluindo o Prof. Cassius Rossi de Aguiar (UTFPR), Prof. Clodualdo Venicio de Sousa (Unifei), e Prof. Miguel Castilla (Technical University of Catalonia, Espanha). Além disso, o laboratório recebeu visitas de especialistas como o Prof. Nicolás Muñoz Galeano (UdeA, Colômbia), Prof. Ricardo Quadros Machado (USP São Carlos), Prof. João Manoel Lenz (UNILA) e Prof. Diogo Marujo (UTFPR).

O laboratório servirá não apenas para pesquisa, mas também como uma ferramenta de ensino para estudantes de Engenharia Elétrica, Mecânica e Ciência da Computação, abrangendo diversos conceitos de diferentes áreas de estudo. Segundo o coordenador do projeto, o ambiente controlado permitirá que os alunos realizem pesquisas práticas em microrredes de energia elétrica, contribuindo para a publicação de artigos científicos e participação em eventos acadêmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *