Militares do 34° BIMec passam por treinamento para atuar em situações de risco e defesa externa

Os militares do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec) estão realizando um treinamento intensivo desde a semana passada com foco no preparo das equipes para a certificação do 5° Ciclo da Força de Prontidão.

Entre os dias 1° e 5 de julho, o Exército executou o Programa de Adestramento Básico da Companhia de Comando e Apoio (CCAp), que contou com um apronto operacional, durante o qual foram apresentados meios para o combate em campo.

As equipes realizaram a apresentação da tropa, marcha para o combate e a ocupação da área de trens desdobrada, com montagem de postos para atendimento de feridos, reabastecimento de armas, manutenção de viaturas, posto logístico e elaboração de técnicas de ataque e defesa em meio à mata.

Já nessa segunda-feira (15), o batalhão recebeu a visita do Coronel Francisco Cândido Amaral Schroeder, oficial de ligação da Diretoria de Fabricação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que realizou uma inspeção na frota de blindados da unidade.

O objetivo da ação foi verificar a qualidade do gerenciamento dos veículos, além de orientar e compartilhar as melhores práticas de manutenção, visando o Exercício de Simulação Viva da Força de Prontidão (FORPRON), que ocorrerá em breve.

O objetivo principal da mobilização é preparar os militares para as mais diversas situações, incluindo abordagens com resistência e possíveis confrontos armados, além de operações em condições de calamidade.

No ano passado o treinamento em defesa externa reuniu mais de 1.200 militares no Oeste, 180 viaturas, helicópteros e drones. Foram realizados confrontos com munições não letais, em áreas específicas de diversos municípios.

Em sentido geral, as Forças de Prontidão (FORPRON) são tropas (entre comandos de divisão, brigadas selecionadas e módulos especializados) certificadas como prontas para cumprir as missões da Força Terrestre, com destaque para a defesa externa e a salvaguarda de interesses brasileiros no exterior. O processo de certificação dura um ano e é dividido em três fases: preparação, certificação e prontidão.

 

Proteção às florestas

Em paralelo ao preparo para a certificação de prontidão das tropas, os militares do 34° BIMec também estão integrados à outras importantes ações. Nesta quarta-feira (17), as equipes, em colaboração com o grupo de Escoteiros Guairacá, Secretaria do Meio Ambiente e voluntários, farão o plantio de 100 mudas de árvores nativas na região da Vila C.

A operação evidencia o Dia de Proteção às Florestas e visa recompor a mata ciliar na margem da represa da Itaipu Binacional, nas proximidades da Rua Goiânia. Este ano, o plantio está inserido nas ações promovidas pelo Comando Conjunto da Operação Taquari II, que desde o dia 30 de abril realiza ações em apoio aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

 

Tropa

O 34° BIMec possui atualmente em sua estrutura organizacional duas Companhias de Fuzileiros Mecanizadas e uma Companhia de Comando e Apoio. Com o lema “Somos sentinelas avançadas do Brasil”, a unidade conta com o apoio de mais de 700 militares, homens e mulheres, em diferentes frentes de atuação.

Todos os anos a unidade recebe recrutas para o cumprimento do Serviço Militar Obrigatório. Em março deste ano foram incorporados 185 novos soldados, selecionados a partir de diversas etapas classificatórias, incluindo entrevistas, exames médicos e avaliações físicas até serem definitivamente escolhidos.

Os soldados permanecerão no quartel até o início do próximo ano, sendo preparados com instruções de armamento, camuflagem, fardamento, e ação em grandes operações.

  • Da redação / Foto: 34° BIMec

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *