Coluna do Corvo

Que horror!

Então vamos pensar, uma pessoa está na tranquilidade do lar, curtindo os bichos, as coisas de casa e do nada, dois meliantes surgem do nada, com um galão de gasolina e ateiam fogo no veículo estacionado em frente de casa. Uma maldade explícita, calculada; os incendiários por pouco não se chamuscaram por inteiro e pode ser, tenham até precisado de socorro médico.

 

Vingança?

Ao que se sabe a polícia está no calcanhar do mandante, um maledicente irresponsável e que a esta altura deve estar se borrando todo, porque gente covarde é assim, suja a cueca facilmente quando se dá conta das besteiras que comete. As imagens denunciam os autores. Quem souber ou conhecer, pode ajudar a polícia por meio do número 181.

 

Plano Municipal de Cultura

Enfim ele foi aprovado e com ares deliberativos, poderá trabalhar o setor em curto, médio e longo prazos, independentemente de quem vencer a eleição deste ano. Haja recursos para capta na Lei Aldir Blanc, algo além de R$ 3 bilhões ao ano até 2027! A área cultural deve movimentar as discussões eleitorais, sobretudo quando alguns candidatos falam em extinguir o modelo “Fundação Cultural”, transferindo recursos para uma “secretaria”. Dizem os entendidos, que a administração indireta está ficando distante do modelo ideal de deliberar recursos captados. Taí um bom tema.

Vices emplacando

Segundo fontes palacianas o nome do Ricardinho está quase certo para compor a vice do General Silva e Luna. A martelada final será do governador Ratinho e ele a teria sacramentada na semana passada. Não houve resistência, mas certa precaução, dizem. Há outros quatro nomes brigando pelo posto.

 

Estratégias

Esse mundão da política deve ser algo interessante para alguns, leia-se, ao General Silva e Luna, por exemplo. É tudo novo e bem diferente dos terrenos por onde ele pisou a vida toda. Bom, não é muito adverso da “selva”, onde além dos inimigos há muriçocas, cobras e outros bichos. Como militar, sempre esteve longe da política, mas deve ter aprendido e muito, lidar com os políticos.

 

É mentira!

Andam espalhando que o Aírton José teria se decidido por um dos pré-candidatos, mas a informação não confere. Pelo contrário, ele analisa todo o comportamento de cena, aguardando o prazo regulamentar. E não é observador coisa nenhuma, é sim o pré-candidato pelo PSB, cuja fila de vices também bate em sua porta. E haja gente enfileirada.  Mas isso é o que dizem a este colunista.

 

Pela capital…

…enquanto a caravana política circula pela cidade, com gente subindo e descendo, o empresário Deoclécio Duarte visita dos amigos em Curitiba, mostrando que é mais do que bem articulado nas altas rodas do poder. Pudera, está sob os cuidados do Tércio Albuquerque, alguém muito sintonizado em todos os setores.

Red’s na agenda

Deoclécio manteve uma boa conversa com os deputados Vermelho (federal) e o Vermelhinho (estadual) no gabinete da ALEP. Ainda na agenda haverá um encontro com Ademar Traiano e Ricardo Barros. Na foto Tércio e Deoclécio ladeiam Alex Canziani, secretário de Estado Ciência e presidente estadual do Avante. À direita, Tércio Jr, advogado na capital. E assim o grupo vai aos poucos construindo um bom alicerce eleitoral.

 

Zé Elias

Ele tem estudado todos os setores da cidade e se deslocado por diversas localidades, conversando com lideranças e moradores. O mês de julho é o mais importante quando o assunto é decidir que tipo de voo será alçado, se por rampa ou catapulta. Bom, se depender de Sérgio Moro o UB deve enfrentar a eleição.

 

E o Chico?

Dizem que o prefeito comprou pipoca e deve achar um lugar na arquibancada. Não deverá se expor em tempos de arranca-rabo e não se sabe ao certo em que canoa embarcará. O mais provável é que aguarde a decisão que norteia o PT, PCdoB e Partido Verde, onde está o amigo Nilton Bobato. Há duas possibilidades dizem, ou a federação vai sozinha, ou adere a campanha de Sâmis da Silva. Metade do time de ex-secretários de Chico já estão com um pé na canoa do Sâmis.

 

MDB

O horário do MDB surpreendeu com a figura do advogado Fernando Maraninchi, ex-superintendente do Foztrans. Ele atua abertamente na campanha de Sâmis e é um dos nomes cotados para a vice.

 

Kalito solo

O PDT está em discussão intensa e a ponto de convencimento para lançar a candidatura de Kalito, sem composição com outras frentes. Muitos filiados estão convictos que seria o melhor caminho.

 

Mundão véio

A direita incomoda e se consolida em vários países. Aconteceu na Itália e vai acontecer na França. Ao que parece a imigração está no centro das discussões. É um problemão para a cabeça de muita gente.

 

No Brasil

Se consideravam o bolsonarismo um movimento decadente, erraram e feio. Isso não acontece em razão da inquietude do ex-presidente e sua esposa, mas pela força reacionária e extrema contra a esquerda. Há quem esteja trabalhando até a mudança de nome da ala direita. O que será escolherão?

 

Dólar fazendo estragos

A alta da moeda norte-americana empacou a balança comercial. Dizem que as exportações e o ingresso de estrangeiros no Turismo não conseguem conter o furo da alta em boa parte dos produtos brasileiros, a começar pelos combustíveis. É o calo no sapato já apertado do governo.

 

Na fronteira

Lojas de Ciudad del Este, fazem mutirão para atender os compradores por meio de promoções, descontos e desvalorizando o dólar por conta própria, esperando que o valor caia um pouco. Mas a diferença cambial só aumenta e aí, a coisa começou a ficar perigosa. Há quem esteja pensando em dar férias coletivas aos empregados e baixar as portas.

 

Na terrinha

Passeando pelos shoppings foi possível perceber uma esvaziada nas lojas francas. Os preços nem estão tão altos, mas o efeito psicológico mexe com as pessoas antes de entrarem nos recintos, sentem os arrepios só em passar pelas portas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *