Operação na Vila Portes termina com 2 mil litros de azeite apreendidos e 16 presos
Mais de 2 mil litros de azeite falsificado foram apreendidos na Operação Vale Velho, deflagrada na região da Vila Portes, na quinta-feira (27), para combater os crimes de contrabando, descaminho e venda ilegal de produtos estrangeiros.
A ação foi coordenada pela Receita Federal e Polícia Federal, com o apoio de agentes da Força Nacional. Com o trabalho de 40 servidores, foram vistoriados quiosques e outros pontos de comércio, em áreas próximas a Ponte Internacional da Amizade.
Os responsáveis pelos espaços fiscalizados foram identificados, sendo que 16 deles foram presos em flagrante por contrabando, com pena que varia de 2 a 5 anos de reclusão. Os detidos foram levados para a delegacia da PF.
A operação se concentrou na região da aduana entre Brasil e Paraguai após apreensões de azeite falso, realizadas em vários estados do território nacional, indicaram esta área em Foz como sendo a principal fornecedora do produto, que é distribuído como sendo de origem argentina.
A PF esclarece que o produto se trata, na realidade, de uma mescla de óleos vegetais, com baixo teor nutricional, sendo nocivo à saúde dos consumidores. A substância vem sendo vendida com o rótulo “Valle Viejo”, tendo sido proibida em território nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2021.
- Da Redação / Foto: Polícia Federal