Edifício atingido por incêndio no Paraguai será cenário para grande treinamento de bombeiros
Um edifício localizado no microcentro de Ciudad del Este, será usado como cenário para um grande treinamento de agentes do Corpo de Bombeiros de diversas regiões do Paraguai. O local escolhido foi notícia internacional no início deste ano após ser atingido por um incêndio de grandes proporções, que levou quase uma semana para ser controlado.
A ação acontecerá neste final de semana (29 e 30 de junho) e contará com a participação de instrutores dos Estados Unidos, da United Firefighting Training Network Corporation. O prédio, que fica próximo a cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, será cercado por viaturas e equipamentos diversos, que devem conferir maior realidade à capacitação.
Um comunicado à população da fronteira foi emitido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de CDE com o intuito de orientar os moradores e turistas, para que não haja pânico ou interferências na operação, que deve se estender por todo o sábado e domingo.
O objetivo do treinamento é preparar as forças de segurança e resgate locais para situações extremas e de grande risco, como incêndios com propagação rápida de fogo em edificações comerciais. A mobilização integra as atividades do 1° Simpósio Internacional de Bombeiros, que tem início nesta sexta-feira (28).
Durante o encontro, promovido em parceria entre o Paraguai e entidades americanas, os agentes bombeiros revisarão técnicas, conhecerão novos equipamentos e trocarão experiências sobre combate a incêndios, resgates em altura, manejo de materiais e produtos perigosos, socorro de vítimas em acidentes de trânsito e outras ações de competência da corporação.
O evento foi elaborado como iniciativa para reduzir, principalmente, o grande número de incidentes na área comercial de Ciudad del Este, que frequentemente sofre com sinistros semelhantes ao que foi registrado em fevereiro, no prédio escolhido para o simulado que se iniciará amanhã.
O incêndio
O edifício, que tem 25 andares, ainda está em obras. Boa parte da estrutura foi danificada pelo fogo, que começou entre o 11° e 12° andares. As chamas se alastraram rapidamente devido a ausência de tubulações de prevenção de incêndios no local. Sem sucesso no combate do sinistro, os Bombeiros Voluntários de CDE solicitaram apoio ao Brasil.
Militares do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu enviaram equipamentos diversos, além de dois caminhões Abtr (autobomba tanque e resgate) que, manipulados por 12 agentes, conseguiram cessar o fogo após cinco dias de ação.
Além das equipes de Foz, bombeiros da Itaipu Binacional e das cidades vizinhas de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias, do Paraguai, também ajudarão na ação de combate ao fogo.
Do lado de cá
Em paralelo ao treinamento em CDE, o 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz está promove, entre quarta e quinta-feira (26 e 27), o 1° Workshop de Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos, que reuniu representantes de órgãos e entidades públicas e privadas da tríplice fronteira e de localidades do Oeste.
O encontro contou com palestras, divulgação de estudos e debates, conduzidos por especialistas convidados da Ambipar Ambiental, Group, Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor); Hidromar Equipamentos, Multilog, e Sindicato dos Transportadores Rodoviários (SindiFoz).
Juntamente com a parte teórica, os participantes também puderam contemplar uma mostra de equipamentos usados nas atividades de emergência e participaram de um grande simulado realizado na manhã de ontem, no Porto Seco. O objetivo central da capacitação foi padronizar os procedimentos de prevenção e ação em acidentes com produtos perigosos de diversos tipos.
- Da redação / Foto: Bombeiros CDE