Senad e PF destroem 33 hectares de plantações de maconha em nova operação no Paraguai
Em uma nova operação de combate ao tráfico, equipes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Polícia Federal e Força Aérea erradicaram 33 hectares de plantações de maconha, em uma área rural no interior do Paraguai. A ação teve início nesta semana e não tem data para encerramento.
O grande volume de pés de Cannabis sativa foram destruídos em apenas um dia de ação e renderiam cerca de 99 toneladas de droga pronta. O trabalho resultou ainda no recolhimento de 5.630 quilos do entorpecente picado e 150 quilos de sementes da planta, além do desmembramento de 17 acampamentos usados para a separação, secagem e preparo da erva.
No total, foram recolhidas 104 toneladas de maconha, o que renderia um lucro de mais de US$ 3 milhões no mercado brasileiro do tráfico, com base no último levantamento realizado pelas forças de segurança.
Neste primeiro momento os trabalhos estão concentrados no departamento de Amambay, na região de Pedro Juan Caballero. Posteriormente outras localidades receberão a atenção das equipes.
As ações da Operação Nova Aliança baseiam-se em um atual acordo de cooperação entre a Senad e a Polícia Federal brasileira, no âmbito da responsabilidade compartilhada no combate ao crime organizado.
- Da Redação /Foto: Senad PY