Palavra Livre
Modal aéreo
Cascavel vai ser mais uma opção no transporte aéreo de cargas. O prefeito Leonaldo Paranhos (PSD) aposta no estudo da Infraero para a implantação desse tipo de serviço no Aeroporto Regional do Oeste Coronel Adalberto Mendes. A cidade já usa a logística de trem e caminhões para o transporte de cargas. “O Conselho de Desenvolvimento de Cascavel estuda, trabalha e delibera sobre as grandes demandas, as grandes obras e o crescimento da cidade”, disse Paranhos ao apresentar o estudo ao conselho.
Novo hotel
Carlos Roberto Massa – o Ratinho pai – disse que vai construir mais um hotel de Foz do Iguaçu. “A cidade está crescendo muito rápido e está vindo muito investimento. Eu estou acabando de chegar e vamos construir mais um hotel em Foz do Iguaçu – cabe mais um hotel pelas pesquisas que temos. Os hotéis mesmo na baixa temporada estão muito bem. Foz do Iguaçu nunca vai deixar de ser forte”, disse.
Crítica
Ratinho pai, porém, criticou as instalações do aeroporto internacional de Foz do Iguaçu. “Desci em um aeroporto sujo. Vão dizer que estão fazendo muito trabalho. Não interessa, põe tapume onde está fazendo trabalho, o resto do aeroporto tem que estar limpo. Porque as pessoas têm que sentir que a cidade é limpa, é a primeira impressão que fica. Desci em um aeroporto sujo, mas não é sujo de quem está trabalhando, está encardido. Não sei quem é o responsável, mas é um desleixado, o aeroporto está sujo, tem que ser limpo, se ninguém limpar, me dê uma vassoura e o sabão, eu lavo”, criticou.
Feliz
“Eu estou muito feliz com a oficialização do apoio do PT à minha pré-candidatura. Este movimento mostra a confiança em um projeto mais humano para a cidade. Curitiba é maravilhosa, mas nos últimos anos, vimos o aumento rápido das ocupações irregulares, que segundo dados oficiais, já são mais de 300, das pessoas em situação de rua, da falta de uma política pública que enfrente a questão social como ela se apresenta. A saúde e a moradia são temas urgentes. E acredito que o apoio do PT e do governo federal tem relação com essa busca de uma Curitiba mais social” – do deputado Luciano Ducci (PSB), após o PT oficializar o apoio à sua pré-candidatura a prefeito.
Vou recorrer
“Hoje, a Executiva Nacional do PT deliberou por apoiar Luciano Ducci, do PSB. Como já tinha ocorrido anteriormente, na instância municipal, também não se alcançou 2/3 dos votos. Diante disso, seguindo o que garante o estatuto (do partido), vou recorrer ao Diretório Nacional, a única instância partidária que pode dar palavra final nestas situações. Mantenho minha pré-candidatura (a prefeito)” – do deputado Zeca Dirceu (PT).
Compostela
Um grupo de empresários de Foz do Iguaçu está na Espanha para percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. “Estamos com um dia de folga em León na Espanha depois de seis dias de pedaladas, já andamos 490 quilômetros em trechos muito difíceis. Faltam 390 quilômetros. Amanhã seguimos mais cinco dias para Santiago de Compostela”, disse Paulo Pulcinelli à coluna.
Tapa-buraco
O hoteleiro Marcelinho Moura (MDB), pré-candidato a vereador, recebeu de um grupo de empresários e moradores de Foz do Iguaçu a seguinte proposta: o tapa-buraco nas ruas e avenidas, reparação de calçadas, entre outras pequenas intervenções urbanas em Foz do Iguaçu devem ser atacadas (realizadas) no período noturno para não atrapalhar o tráfego e a vida das pessoas. “Se o serviço não provocar qualquer tipo de impacto sonoro, poderá ser feito. A proposta será incorporada na campanha”, disse.
Investigado
A PF pediu ao STF a abertura de um inquérito para investigar supostas irregularidades em gastos do senador Flávio Arns (PSB) em serviços postais. A PF apontou como “extremamente elevados” e “não condizentes com a realidade” os gastos do senador com correios, na cota de correspondência parlamentar. A petição apontou que, só em março de 2023, Arns gastou R$ 19,7 mil com serviços do tipo. No ano passado, as despesas do gênero foram de R$ 40,1 mil. O STF autorizou uma investigação com um prazo de 60 dias.
Datas eleitorais
O TSE alerta os partidos para as datas eleitorais de junho. O dia 3 é a data-limite para os partidos políticos comunicarem a renúncia ao fundo eleitoral. No dia 5, a Justiça Eleitoral disponibiliza a relação de todos os devedores de multa eleitoral, a qual embasará a expedição das certidões de quitação. Até o dia 17, o TSE estará divulgando o montante de recursos disponíveis no fundão. E em 30 de junho é a data a partir da qual é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidatos.
Vacinação
O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas. O texto que seguiu para sanção presidencial determina que a cada ano, depois do início da campanha de vacinação contra a gripe, as equipes de saúde locais irão às escolas públicas para vacinar as crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, oferecendo as vacinas estipuladas para cada idade.
Haddad e Foz
O ministro Fernando Haddad (Fazenda) deu um exemplo aos analistas de Foz do Iguaçu ao enquadrar os bolsonaristas na Câmara dos Deputados. “O quadro está correto (sobre o déficit das contas públicas), mas estamos pagando o calote do governo anterior”, disse a um deputado. Há tempos que a coluna atenta que as análises de dados sobre Foz do Iguaçu, em todos os campos, carecem dos passivos históricos que a cidade tem em todas as áreas. A desonestidade intelectual não tem limite.
Atenção cidades
O Ministério das Comunicações fará em junho um chamamento para instituições públicas municipais que queiram receber equipamentos de transmissão de TV digital em parceria com a Rede Nacional de Comunicação Pública e com a Rede Legislativa de Rádio e TV. O programa Brasil Digital pretende ampliar o alcance da radiodifusão estatal para 400 cidades. As redes públicas de comunicação funcionam com parcerias e compartilhamento de conteúdo.
Quatro dias
Sete a cada dez brasileiros acreditam que o governo deve incentivar as empresas a adotar a semana de trabalho de quatro dias. E a maioria acredita que uma carga horária menor melhora a qualidade de vida. Os dados são da pesquisa do Instituto DataSenado. O estudo mostra que 73% dos brasileiros acreditam que o governo deve oferecer incentivos às empresas que adotem a semana de trabalho de quatro dias. Para 54%, a carga horária menor melhora a qualidade de vida e que isso afeta positivamente a saúde mental das pessoas.
Conexão baixa
Pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostra que apenas 11% das escolas municipais e estaduais do país têm acesso à internet com a velocidade adequada. O levantamento foi realizado pelo medidor de qualidade de conexão em 32.379 escolas com mais de 50 alunos no principal turno. O NIC constatou que apenas 3.640 escolas tinham internet com velocidade igual ou superior a um megabyte por segundo, recomendada pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas do governo federal.
Silvio em Maringá
O PP reuniu 1,5 mil pessoas no lançamento da pré-campanha de Silvio Barros à prefeitura de Maringá. O encontro reuniu ainda os pré-candidatos a vereador pelo PP, Podemos, Republicanos e PRD. “É um anseio coletivo, de maringaenses que me abordaram ao longo dos últimos anos, nas ruas, no supermercado e em tantos lugares comuns, pedindo justamente para que eu colocasse novamente o meu nome à disposição. As pessoas manifestaram saudade da nossa forma, do nosso jeito de planejar e desenvolver a cidade. E eu preciso confessar que também estava com saudade de me dedicar a esta missão”, disse Silvio Barros.
Suspensão
O STF suspendeu o leilão de três parcerias público-privadas da Sanepar. A medida cautelar, concedida pelo ministro Flávio Dino, determinou que a Sanepar “se abstenha de abrir as propostas dos licitantes na concorrência (…) até julgamento de mérito desta reclamação”.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser