Coluna do Corvo
Ao meu amigo Dr. Bremm
Nascemos em uma determinada cidade, sem que tenhamos qualquer possibilidade. Mas agora, o Dr. Luiz Carlos Bremm foi escolhido para ser Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal da cidade e, todos nós cidadãos natos ou honorários sentimos orgulho da sua mais que merecida homenagem.
Sei que você tem orgulho de seu Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, onde iniciou seus estudos; de família modesta, seu Roque, seu pai, trabalhou arduamente no Brasil e no Paraguai visando atender as necessidades de sobrevivência de todos.
Mas você já tinha em mente um grande desejo o de ser um “Médico” e para realizar o sonho, tudo foi feito. E você não decepcionou e tornando-se em Foz do Iguaçu e para outras cidades também, uma referência na área de Gastroenterologia.
Foram inúmeras as cirurgias realizadas com pleno sucesso, mas você avançou, introduzindo técnicas cirúrgicas para combater a obesidade. Graças a essa evolução, fruto de seu empenho e dedicação, muitas pessoas alcançaram melhorias muito significativas em suas vidas.
É, pois, com imensa satisfação que a cidade de Foz do Iguaçu te recebe como seu Cidadão Honorário mais recente, na certeza de ser esse gesto simbólico o reflexo do apreço de toda a população pelo seu trabalho e que só podemos dizer: MUITO OBRIGADO
José Afonso de Oliveira
Cidadão Honorário
O médico Luiz Carlos Lázzeri Bremm receberá hoje, nesta quinta-feira, 09h00 o título de Cidadão Honorário, por indicação do vereador Dr. Freitas. A Sessão Solene atende ao Decreto Legislativo nº 8, de 05 de abril de 2024. Por não poder estar presente, e em plena recuperação de saúde, o professor Afonso resolveu escrever a nota acima, diante dos relevantes serviços prestados pelo profissional e, publicamos com imensa satisfação, uma vez que o Dr. Bremm é uma pessoa muito querida em toda a cidade.
Especialidade e destaque
Bremm é, como mencionado, médico Gastroenterologista; Cirurgião Geral; Cirurgião do Aparelho Digestivo e Oncológico do Aparelho Digestivo. Ele nasceu em 23 de agosto de 1964, na cidade de São Luiz Gonzaga, estado do Rio Grande do Sul, filho de Malvina e João Roque Bremm. Vive em Foz do Iguaçu desde 1977, cursou o 1º grau no Colégio Bartolomeu Mitre e 2º grau no Colégio São Luiz; serviu no glorioso 34º Batalhão de Infantaria Motorizada em Foz do Iguaçu e, em Porto Alegre cursou a Faculdade de Medicina. Iniciou a carreira em Foz em 1994, há exatos 30 anos!
Referência
Há que se destacar que Bremm especializou-se na Santa Casa de Porto Alegre, onde realizou a residência em Cirurgia Geral do Aparelho Digestivo. Em Foz, passou a atender na Santa Casa Monsenhor Guilherme, e segundo os registros, cuidou de quase 5.000 pacientes, até o fechamento da entidade. Atua no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, desde sua reinauguração em 1995. A carreira do Dr. Bremm é marcada por números impressionantes, como as mais de 12 mil cirurgias e atuação no SIATE, ressalta-se, além de inaugurar o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de quem foi amigo. Foi um dos organizadores do Curso Internacional de Cirurgia Bariátrica para Videolaparoscopia. Bremm é um pioneiro no uso do “Braço Robótico”, hoje implementado na maioria dos grandes hospitais e, para resumir, esta coluna precisaria de mais páginas se necessitasse publicar a íntegra do currículo do médico. O Título de Cidadão de Foz é mais do que merecido.
Novidades na pista política
Uma recente reunião na capital, Curitiba, pode atear fogo no cenário político de Foz do Iguaçu. O advogado e jornalista Airton José participou de uma delongada conversa com ninguém menos que o deputado Luciano Ducci, presidente Estadual do PSD. O tema que sacudiu a reunião foi a possível candidatura do partido em Foz. Revelaram a este colunista que o comunicador está avaliando com muita serenidade o assunto, mas há grandes possibilidades de topar a parada e nem é preciso escrever que isso vai sacudir o coreto eleitoral. Dentre umas e outras, seria a única candidatura majoritária do partido em cidade com mais de 200 mil habitantes, além de Curitiba.
Coincidência
Quem olhar a foto com atenção notará a frase ao fundo, no banner que há atrás do deputado Luciano Ducci: “Ideias e Mão na Massa”. Boa parte das palavras fazem parte da vida do Aírton, a começar pelo nome do programa que apresenta na Rede Massa.
Ducci
O ex-prefeito de Curitiba é muito analítico e não gosta de errar o pulo. Ele teria dados importantes e que ofereceriam um novo horizonte ao Aírton, até o momento apenas no observatório, pisando leve no terreiro. O caso é que Aírton José era o vice mais do que preferido de todos os pré-candidatos e se resolver emprenhar carreira solo pode complicar a vida de meio mundo, contrabalançando planos que já estavam bem costurados. Durmam com isso! Aírton é um dos poucos políticos desamarrados e que não esboçou compromissos com uns e outros. Já falaram dele, mas ele, mesmo, não falou de ninguém.
O sonho de formar uma dupla
Há pessoas que só conseguem dormir se tomarem remédios, de tanto pensarem e rezarem para serem ungidos como “vice” dos candidatos mais viáveis. Definitivamente Aírton não se encaixa nesse perfil. E aqui entre nós, quando montam chapa, prefeito e vice chegam a andar de mãos dadas; uns usam roupa igual, tipo dupla sertaneja, mas depois, derrotados ou eleitos, é quase certo que o matrimônio irá se desfazer. O único casamento que não acaba mal é o das quadrilhas de festa junina, no resto, a união vai parar na Vara de Família e se for na política, pelo desejo de tomar o poder. Uma barbaridade. Conhecendo o Aírton, não causará riscos aos parceiros porque é leal, talvez seja por isso, sabendo das prováveis rasteiras e deslealdades, ele resolva a carreira solo, ou seja, candidatura ao cargo de prefeito, escolhendo um vice para chamar de seu.
Lembrando…
… Aírton José foi à Curitiba acompanhado de Arif Osman, o jornalista Mafra e mais o Oliveirinha, todos ligados ao esporte. Eles são testemunhas da conversa, mas este colunista obteve as informações de outras fontes, muito credíveis, diga-se.
Olha o PDT aí gente!
O povo lá não está de brincadeira! O partido anuncia para valer, hoje, a pré-candidatura a prefeito e lança a chapa de vereadores. O evento será às 19 horas, no Hotel Foz do Iguaçu. O deputado estadual Goura, que é o cacique do partido no Paraná garantiu a presença e neste momento já deve estar articulando pela cidade, onde parece gostar muito de frequentar.
Seo Kalito
O nome escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Foz do Iguaçu é o do vereador Kalito Stoeckl, com o pleno apoio do Nelton Friedrich, que fará as honras do lançamento de uma ainda pré-chapa majoritária. Para a Câmara, as mulheres representam 50% do total de candidatos. Edson Stumpf, é o vice-presidente e possivelmente o mais inquieto e ativo articulador político do PDT de Foz. Quando alguém pergunta sobre o futuro, faz cara de gato que derruba o pratinho de leite, Vai lá saber o que andam aprontando?
Gabarito
Sempre é bom lembrar, que antes da figura de Legislador municipal, o Kalito é servidor público federal, professor universitário e empresário; é arrojado, com a cabeça na inovação, pensa muito em sustentabilidade, possui especialização em Administração Estratégica, é mestre na matéria pela UFPR, doutorando pelo Mackenzie, é um “piá” preparado. Se encarar o jogo como candidato vai adoçar os debates, porque sabe o que diz e com qualidade.
Jogo Aberto
Os iguaçuenses terão a oportunidade de saber muito sobre a importância e utilização da nova ligação com o Paraguai, às moscas um tempão depois de ser concluída. O presidente do Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu), Roni Temp é o entrevistado do programa Jogo Aberto, da TV Tarobá, apresentado pelo grande amigo e jornalista Caio Gottlieb. Claro, faz parte da pauta, a companha dos conselhos fronteiriços pela abertura da Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai. A entrevista será neste sábado, às 18h50, na televisão aberta. Imperdível. Podem contar com a audiência deste colunista, da “dona patroa” Eliane, e dos filhos Frederico, Franccesco, Pablo Chuck Yoda, Maria Bonifácia (cães); Ferdinando, Juca e Chica, os gatos e também estarão na sala, ao lado da lareira Tatty, Tatoo e Tatinho, as tartarugas. Assim a família é unida!
Ainda na telinha
O amigo e fotógrafo cinematográfico de primeira grandeza João Pedro de Mello Porto, realiza um trabalho muito importante de recuperação da memória; dedica dias e noites em digitalizar arquivos de filmes em rolo, de “super 8” a bitolas profissionais, como de 16 a 45 mm. Ele salvaguarda – é a palavra que se encaixa perfeitamente – preservando a memória audiovisual da cidade e região. Haja trabalho na revisão de toneladas de VHS, e outros formatos, porque sabemos que até os DVDs já são coisas do passado. Pois bem, em sua tarefa, JP enviou uma recordação que derrubou lágrimas deste colunista: Rogério Bonato e Ermínio Gatti entrevistam Mauri Konig no lendário Programa Mesa 18:30, transmitido ao vivo do extinto Palácio do Chopp.