Palavra Livre

Educação e crédito

“Duas coisas fazem um país crescer: investir em educação e crédito. O problema é que tudo no Brasil é tratado como gasto. Emprestar dinheiro para pobre é gasto, pôr dinheiro na saúde é gasto, colocar dinheiro na educação é gasto. Só não é gasto o superávit primário”. – do presidente Lula em conversa com jornalistas no Planalto.

 

Eleição

Está aberta até 5 de maio pela internet a eleição dos novos membros dos conselhos deliberativo e fiscal do FozPrev para um mandato de quatro anos (2024-2028). Para conselho deliberativo concorrem os servidores Frank da Silva Veiga, Guilherme Rosinski, Sue Ellen Aparecida Silva Leite, Taiza de Souza Gusmões da Silva,  Alessandro Luiz Chichoski e Magda Odette Trindade. Ao conselho fiscal: Hamilton Luiz Machado Nunes, Kelly Renata Mariani Kozievitch e José Carlos Rolim de Moura.

 

Conferência

A ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) participa nesta quinta-feira (25) na UTFPR em Curitiba da abertura da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento, o documento do encontro será usado na elaboração da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2024 a 2030.

 

Isenção

A Justiça determinou a isenção da tarifa de pedágio da praça na PR-151 em Carambeí, nos Campos Gerais, para pessoas em tratamento de saúde fora da cidade em que moram. A decisão liminar atende à ação civil pública do MP que ressalta que o benefício está previsto em lei estadual para pessoas com deficiência, doenças graves ou degenerativas e com transtorno do espectro autista.

 

Afastamento

A vida não está nada fácil para a saúde de três prefeitos do Paraná. O prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Márcio Matos (PDT) está internado com dengue e pneumonia.  O prefeito Robson Cantu (PSD), de Pato Branco, enfrenta um câncer na próstata e será operado no próximo dia 11 em São Paulo. O prefeito de Castro, Álvaro Telles (União Brasil), se afastou por 180 dias para   um cirurgia vascular para correção de aneurisma na aorta.

 

Turismo 

O Paraná recebeu 360 mil turistas estrangeiros no primeiro deste ano, um aumento de 36,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 264 mil pessoas de outros países visitaram o estado. Somente no mês de março, o aumento foi de 74%, com 89 mil pessoas contra 51 mil no mesmo mês do ano passado. Os dados são da Embratur, Ministério do Turismo e a Polícia Federal. (foto 6)

 

Pesquisa

A Futura Inteligência  cancelou o registro das pesquisas eleitorais que faria em sete cidades do Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. No caso de Foz do Iguaçu, o instituto esqueceu o nome de Sâmis da Silva (PSDB) na lista dos prefeituráveis. O TSE tem o registro de quatro pesquisas no Paraná: uma de Maringá, outra em Palmital e duas em Curitiba.

 

Costura

O empresário José Elias Castro Gomes (União Brasil) e o vereador Ney Patrício (Podemos) conversaram em Curitiba com a direção dos dois partidos. Zé Elias e Ney são ́pré-candidatos a prefeito. Zé Elias já tem aval do partido e já levanta os custos e as estruturas necessárias para uma campanha. Ney trabalha para convencer o Podemos que está próximo de Samis da Silva (PSDB).

 

Pré-candidatos

Seis partidos já têm pré-candidatos à prefeitura de Cascavel: Edgar Bueno (PSDB), Fernando Mantovani (MDB),  Henrique Mecabo (Novo), Liliam Porto (PT), Márcio Pacheco (PP) e Renato Silva (PL).

 

Nova lei

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou a lei estadual 21.931, do deputado Alexandre Curi (PSD) que garante meia entrada em eventos culturais e esportivos para quem atuar como mesário ou no apoio operacional em processos eleitorais. A lei é retroativa para quem trabalhou nas eleições de 2022. Para ter direito à meia-entrada, o eleitor nomeado terá que comprovar que prestou serviços à Justiça Eleitoral em todos os atos para os quais foi nomeado, em primeiro e em segundo turno, se houver, mediante certidão expedida pela Justiça Eleitoral.

 

Vídeo UP

A produtora Vídeo UP, de Foz do Iguaçu, assinou o contrato para atender a comunicação e marketing do Tribunal de Contas do Estado. “A produtora iniciou as atividades nesta segunda-feira (22) e será responsável pela filmagem, transmissão, edição de vídeos, criação de conteúdos, designs e layouts para o TCE/PR e EGP (Escola de Gestão Pública)”, disse Falkner Borges, diretor da empresa.

 

UP II

A Vídeo UP venceu a licitação nacional e vai cuidar das imagens do TCE nos próximos 5 anos com renovação para mais cinco com, de acordo com a nova lei de licitações. A produtora de Foz do Iguaçu atende hoje vários outros órgãos públicos como a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional.

 

Confaz

O Paraná vai receber a 47ª Reunião do Comsefaz e a 195ª Reunião Ordinária do Confaz, entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2024, em Foz do Iguaçu. Os encontros reúnem secretários de Fazenda de todo o País para discutir temas das áreas fiscal e fazendária dos estados.  “As reuniões do Confaz e do Comsefaz são oportunidades para discutir os principais desafios da área fiscal e buscar soluções conjuntas com os demais estados”, diz o secretário Renê Garcia Junior (Fazenda), que ocupa a 3ª vice-presidência do Comsefaz.

 

Três mandatos

O projeto político do PT é reeleger o presidente Lula (PT) em 2026 e fazer seu sucessor em 2030 que pode ser o atual ministro Fernando Haddad (Fazenda). Agora, só falta combinar com os eleitores.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *