Vitorassi magoado
Ontem pela manhã, Dilto Vitorassi enviou uma mensagem lamentando o posicionamento deste colunista ao “dizer” o petista estaria inviabilizado, quando ele ainda nem se diz candidato a prefeito e vereador. Segundo ele, “é o único candidato dentro da Federação e do PT que cumpre todas a questão estatutária e que conta com a maioria do partido, que aposta em sua candidatura”. “Vou fazer uma campanha de orações para tirar do meu caminho pessoas maldosas”, completou. O prezadíssimo Dilto deve ter se confundido. Esta coluna jamais o “inviabilizou” em qualquer situação.
Bobato em cena!
E depois da maratona que precisou enfrentar no PT, eis que o PV aprovou Nilton Bobato pré-candidato a prefeito e as possíveis candidaturas à vereança. A direção do Partido Verde de Foz apresentará a lista à Federação Brasil da Esperança, bem como os quatro nomes da futura chapa para a Câmara Municipal que deverá incluir o povo do PT e PCdoB. Os escolhidos são a vereadora Yasmin Hachem, o ambientalista Irineu Ribeiro, a líder comunitária Ilma de Oliveira e o advogado Khalid Omairi. O anúncio deu uma sacudida geral no cenário e dizem que mexeu bastante com o PT. Isso tem explicação, mais adiante.
Unanimidade
A composição foi aprovada e, aplaudida por todos os membros da executiva municipal do PV. Segundo o presidente do Diretório do PV, Dilson Paulo Alves, a escolha de Bobato possui o aval da direção estadual, por Bobato “ser preparado, experiente e de honestidade comprovada”. Logo, Bobato disputará a vaga na Federação e, caso as direções locais dos partidos, leia-se PT e PCdoB não chegarem a um consenso, a direção nacional da “FBE” é que liquidará a fatura. Olha o tamanho da encrenca! Resumindo: os membros do PT, que praticamente emparedaram o Nilton Bobato, obrigando-o a sair do partido, correm o risco de precisar engoli-lo e possivelmente com o apoio de gente graúda na Federação. Durmam com uma situação dessas?
Astuto
A verdade é que alguns petistas subestimaram a capacidade de articulação de Nilton Bobato e todas as cortinas de fumaça que ele criou para chegar à pré-candidatura. E agora? E no fim, fizeram um barulho tão grande em torno da dona Yasmin Hachem, e ela se manterá na Câmara, isso se não a cutucarem com a vara curta. Dizem que a bela vira fera em questão de segundos.
Quo vadis?
Bobato, com o peito estufado, já dá umas pinceladas em qual terreno trafegará. Disse que está “abrindo conversas com o PSB e PDT”, com as lideranças locais, estaduais e nacionais, e já começou a construir o programa de governo que será apresentado no período de convenções.
Bobato falou…
…“o PV está nos dando a oportunidade de construir uma opção para o futuro de Foz do Iguaçu que não seja a volta ao passado ou o aventureirismo de coturno. Vamos debater com a sociedade qual cidade queremos, sempre olhando para frente”. Ele disse quase a mesma coisa lá atrás, quando entrou o PT. Praticamente copiou a frase, trocando apenas a legenda partidária. Deu para sentir o cheirinho de aborrecimento diante do tempo perdido. A diferença agora é a espetada nos adversários.
Jurássicos na moda
Um dos mais badalados parques temáticos da cidade, Dreams Park Show, recebeu novos personagens para completar a coleção do Vale dos Dinossauros em Foz. Há um Braquiossauro com 10 metros de altura e um Tricerátop de oito metros de comprimento. Outra mega novidade é o Vulcão, previsto para entrar em erupção em julho! Mas é o Tiranossauro Rex quem rouba sempre a cena, ele estará bem no meio do “Vale” em locas estratégico para ser fotografado. O parque instala cadeirinhas para que crianças e adultos, de maneiras que possam subir para registrar a aventura pré-histórica.
Mais novidades
Os novos dinossauros ainda estão sendo montados pela equipe de manutenção do Dreams. A notícia se espalhou e há gente fazendo fila para conhecer, mas as novidades serão apresentadas apenas na próxima semana, inclusive os Velociraptors que ficarão circulando pelo parque, interagindo com os visitantes.
Maldade
Claro, foi a novidade temática surgir e o povo da política começou a colocar nome nos jurássicos, tipo Braquiobabyssauro, Mactricerátopghisi e Lunaveloriraptors. Quem será parece com qual? Vamos recorrer à ciência e tentar elucidar a semelhança!
Nem todos concordam
O leitor Adilson B.G. Franco enviou a mensagem: prezado colunista, não é possível concordar com a inclusão do nome de Joaquim Silva e Luna como sendo um “jurássico” na política local, coisa distante da realidade. É, em verdade, a novidade na disputa eleitoral na cidade. Entendo o tom de humor, mas ao que sabemos, o General nunca concorreu em eleição, portanto, me desculpe se estiver errado. Se é assim, como pode ser uma jurássico?
É verdade
O emprego do “jurássico” se dá pela encrenca entre os oponentes, onde um fica puxando o tapete do outro. Os novos criticam os mais velhos; os que militam na esquerda caem de pau na direita e assim “la nave vá”. Convenhamos, o General Silva e Luna, embora novo na política, é o único candidato que conhece de fato as profundezas jurássicas, porque presidiu a Petrobrás e o petróleo vem de onde? No mais o humor faz parte e é bem melhor assim.
O que vale?
Como nas questões que envolvem a idade, não existe novo e nem velho, existe experiência, qualidade e, as ideias, se renovam no exercício do cargo, na escolha de gente competente para compor o governo. Chega a ser hilário alguém debater a política desvalorizando a qualidade do oponente em razão da idade ou do tempo de militância.
Mais uma cartinha
O assunto se encaixa e é oportuno publicar a mensagem enviada por Helena G. V. Santos: “prezado, quando eu nasci, Paulo e Sâmis já brigavam pela cadeira de prefeito. Me espanta passar um tempo razoável e eles ainda brigam por esse objetivo. Se tem uma coisa que diferencia Foz do Iguaçu de outras cidades, é a longevidade dos políticos. Por favor?
E a culpa é de quem?
Esse é um problema que deve ser resolvido pelos eleitores. Há diversas maneiras de compreender a permanência de algumas pessoas na política pode ser pelo carisma, eficiência, oportunismo, marketing, mas no final é a população quem de fato resolve, no momento em que aperta o botão da urna.
Cuidados
Os leitores podem notar que nem tantas “cartas” estão sendo publicadas. Acontece que em anos eleitorais os cuidados são redobrados. Uma vírgula inserida em determinada frase pode causar um problema. As mensagens, em geral, são carregadas de emoções em favorecimento de uns, prejudicando outros e isso não resulta em discussão saudável, sobretudo quando cabos eleitorais tentam usar os veículos como massa de manobra. Todas as informações são chegadas e identificadas. Envios sem a identificação dos autores são descartados de imediato.
Animais na rua
Se há um contrassenso, é saber que surgem tantos candidatos usando e abusando do mundo animal, se intitulando “protetores” disso e aquilo e quando alguém de fato necessita, não consegue apoio. Os moradores são os verdadeiros heróis, porque abrigam a maioria expressiva de animais abandonados e, não ficam pedindo voto, nem organizando bingos, rifas e suplicando esmolas para tratar os animais com dignidade. Simplesmente o fazem por responsabilidade. O eleitor está de olho.
Justo, muito justo, justíssima homenagem!
O cirurgião plástico Antonio Pires dos Santos foi homenageado pela Câmara Municipal de Foz, por indicação do vereador Dr. Freitas. Trata-se de uma bela trajetória, marcada por momentos de dedicação e gratidão, sempre enfrentando desafios com determinação. Sua vida pessoal e profissional foi pautada pela fé e pela busca constante da excelência na área da saúde. “Quero retribuir a Deus tudo que ele fez por mim e se eu sou alguma coisa é porque Ele fez por mim”, enalteceu o homenageado.