Supermercados e peixarias de Foz se preparam para aumento de até 30% na venda de pescados
Teve início nessa quarta-feira (14) o período da Quaresma para os cristãos católicos. O tempo de 40 dias é um período de preparação para a Páscoa e envolve penitências, oração e jejum, especialmente o de carne vermelha. Por conta disso, o consumo de pescados aumenta consideravelmente nesta época.
Para garantir os melhores produtos para os clientes, os supermercados e peixarias de Foz reforçaram o estoque, com diversas opções de peixes, crustáceos, camarões e outros tipos de frutos do mar. A expectativa é de que as vendas neste setor cresçam até 30% neste ano.
Os estabelecimentos investiram principalmente no bacalhau e na tilápia, os historicamente mais vendidos. Mas também há destaque para o salmão, que terá boas ofertas.
Os estados de Paraná e São Paulo, por exemplo, são os maiores produtores e exportadores de tilápia do país, o que deve favorecer a oferta deste peixe em diversos cortes e formatos (iscas, empanados, filés, postas).
O consumidor encontrará também opções de peixes com preços mais acessíveis para diversificar o cardápio no dia a dia. Há destaque para o filé de panga e a merluza, que são bastante populares e versáteis na culinária. Para receitas de peixe ao molho, os moradores da fronteira também terão à disposição postas de cação e diversos tipos de camarões.
Enlatados de sardinha e atum devem acompanhar o aumento nas vendas, por serem opções práticas utilizadas em pratos refrescantes como saladas e sanduíches, assim como em massas e pizzas.
Para quem não abre mão do vinho, seja por tradição ou paixão, há lojas em Foz que disponibilizam gratuitamente o serviço de sommelier, que explica as características de cada rótulo e pode sugerir harmonizações, de acordo com o paladar e a preferência de cada pessoa. Com a ajuda deste profissional, o consumidor pode encontrar a bebida ideal, dentro do orçamento.
Dicas de compra
Independentemente da receita, antes de levar o pescado para casa, é importante se atentar aos detalhes que fazem toda a diferença na mesa e na saúde. No caso de congelados, o consumidor deve se manter atento e verificar se não há excesso de gelo no produto ou apresenta sinais de descongelamento. Também é importante verificar a data de validade, higiene e qualidade geral do pescado. O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.
Para a escolha do peixe fresco, alguns pontos são importantes: olho brilhante, guelras laterais rosadas, lombo com textura do braço humano e barriga com película interna inteira. Caso opte por comprar filés, a carne deve estar bem firme e elástica.
Tradição
A Quaresma, como prática obrigatória para os católicos, teve início com a Benção das Cinzas, celebrada ontem (14) e segue até o dia 28 de março. Os 40 dias do período tem um significado simbólico-bíblico: 40 são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus.
- Da redação / Foto: divulgação