Polícia Federal já realizou mais de 130 mil registros migratórios na Ponte da Amizade neste início de ano

O ano mal começou, mas o movimento na fronteira já está registrando recordes. Somente neste início de 2024 a Polícia Federal em Foz do Iguaçu já realizou mais de 130 mil registros de entrada e saída do país no posto de controle migratório da Ponte Internacional da Amizade.

O número parcial de janeiro, coletado até a última quinta-feira (25), já supera os meses de maior movimento na fronteira com o Paraguai, destacando a região como a quarta localidade mais movimentada do Brasil.

Para atender o crescimento do fluxo, a delegacia da PF adotou diversos procedimentos para suportar a alta demanda, sem prejuízos aos turistas. Uma das medidas implantadas foi o reforço no número de equipes no posto de migração, ampliando a capacidade de atendimento e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera para a realização do registro de entrada e saída do país.

O tempo médio de espera para o atendimento tem sido de 18 minutos aproximadamente, conforme monitoramento da própria PF realizado em dias e horários variados (manhã, tarde, noite e madrugada).

Outra medida realizada pela delegacia local foi o investimento em equipamentos e nas campanhas de incentivo do uso do STI Mobile. Os turistas que optarem por utilizar o pré-cadastro migratório on-line tem à disposição uma cabine exclusiva de atendimento e um maior número de aparelhos de leitura para validação do registro. Encontros com profissionais do turismo também foram realizados com o intuito de orientá-los sobre essa nova ferramenta.

Para garantir o pleno funcionamento das estruturas, as equipes a PF também reestruturaram o sistema de sinalização no posto de migração na aduana da PIA. Foram instaladas placas de identificação e orientação aos turistas, além de faixas explicativas e com QR Code para acesso direto ao STI Mobile.

“A PF monitora constantemente os postos migratórios da tríplice fronteira, uma das principais portas de entrada do país, com o intuito de aperfeiçoar os procedimentos legais e contribuir com demais órgãos e entidades que atuam na região”, ressaltam as equipes.

 

Região de destaque

A região da tríplice fronteira é uma das mais movimentadas do país em registros migratórios, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os postos de migração de Foz do Iguaçu acumulam mais de 220 mil registros feitos somente neste ano, colocando a região na terceira posição entre número de atendimentos em todo o país. Entretanto, se comparados somente os registros de entrada e saída terrestre, Foz é a fronteira mais movimentada do país.

 

Requisitos para o trânsito na fronteira

Todos os nacionais, estrangeiros residentes e estrangeiros com permanência temporária no Paraguai (não residentes), sejam adultos ou menores, devem registrar sua entrada e saída do país nos postos migratórios. O procedimento é pessoal, presencial e gratuito. Todos os viajantes podem utilizar o pré-cadastro on-line para agilizar o trâmite.

As únicas pessoas dispensadas de realizar o processo de imigração são aquelas que transitam na modalidade de livre trânsito nas cidades fronteiriças entre o Paraguai e o Brasil (Foz e Ciudad del Este-cidades gêmeas), conforme acordo de reciprocidade com o país vizinho promover a atividade socioeconómica e o turismo de compras. No entanto, também é recomendável levar sempre consigo documentos atualizados.

 

Polícia prende suspeitos de extorquir turistas na PIA

A Polícia Federal identificou suspeitos de praticarem a extorsão de turistas na região da Ponte da Amizade. Um dos últimos casos foi registrado no dia 19 de janeiro, quando um grupo de visitantes uruguaios foi vítima do crime quando retornavam do Paraguai. Ao passar pela aduana, os turistas foram abordados por motociclistas, que se passavam por guias, e acabaram perdendo todo o dinheiro que possuíam.

Após o ocorrido, as vítimas procuraram a delegacia da PF. Com a descrição dos indivíduos e das características das motos, as equipes conseguiram identificar os criminosos com o auxílio de outras forças policiais. Eles foram detidos e conduzidos à delegacia da PF para prestarem esclarecimentos. As investigações continuam com o intuito de identificar toda a quadrilha que age nas redondezas da PIA.

  • Da redação com PF / Fotos: Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *