Guarda Mirim recebe inscrições de adolescentes para programa de formação profissional em Foz
A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para receber adolescentes interessados em participar do programa de formação técnico-profissional oferecido pela instituição. A candidatura pode ser feita até o dia 31 de janeiro, diretamente na sede da unidade.
A inscrição pode ser realizada pelo próprio adolescente, pai, mãe ou responsável legal. Para participar é necessário ter entre 14 e 17 anos e estar devidamente matriculado e frequentando uma escola de educação regular do município.
Os interessados devem comparecer na sede da Guarda Mirim, localizada na Rua Tadeu Trompschinski, 56, Vila Maracanã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. É preciso levar o CPF do adolescente, RG, comprovante de residência e declaração de matrícula escolar.
Para evitar filas, os candidatos devem sempre chegar no horário estabelecido. O atendimento ocorre mediante senhas. A GM lembra aos interessados que a convocação para o programa será feita conforme a capacidade de atendimento.
“A inscrição é apenas um cadastro, e o ingresso na Guarda Mirim dependerá das vagas disponíveis nos estabelecimentos contratantes. As parcerias são em setores de comércio e serviços”, ressalta a instituição.
Além do curso de formação ofertado e todo o acompanhamento de seu desenvolvimento, tanto no curso quanto na empresa, o adolescente que ingressa na GM tem a oportunidade de ter orientação escolar, acesso a sala de leitura, a oficina de música, esporte, lazer, serviços de enfermagem, atendimento psicológico e social, além de poder realizar suas refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde, na entidade.
Sobre Guarda Mirim
A organização atua há 46 anos em Foz do Iguaçu e já atendeu a mais de 30 mil adolescentes, inseridos no Programa de Aprendizagem Profissional. Para isso, conta com o apoio de diversos estabelecimentos parceiros que disponibilizam vagas no mercado de trabalho.
A ação segue o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição. Para receber as oportunidades, o menor deve estar estudando e frequentando o curso oferecido pela instituição para poder trabalhar, caso contrário, será desligado do programa.
A base dos recursos financeiros para manutenção das atividades tem origem na Taxa Administrativa cobrada exclusivamente das empresas parceiras, aquelas que contratam os aprendizes, que equivale a aproximadamente 70%. Os 30% restantes são oriundos de editais de projetos e convênios com poderes públicos, como também uma mínima parte destes de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Apae tem 10 vagas para professores e serviços gerais
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Foz está com inscrições abertas para a contratação de dez profissionais, sendo oito vagas destinas a professores, uma para psicopedagogo e uma para a área de serviços gerais. As oportunidades são de 40 horas semanais, e os salários variam de R$ 1.870 a R$ 4.420,55.
O processo seletivo será composto pelas etapas de habilitação (entrega de currículo e cópia dos títulos) e entrevista, com previsão de contratação até o dia 30 de janeiro. O edital completo está disponível na página do Facebook: apaefoz.
Fundada em 1977, a entidade é uma referência no atendimento sócio educacional a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Hoje são cerca de 500 alunos atendidos na Escola de Educação Especial Melvin Jones, na Avenida Paraná, e na Escola de Educação Especial Raiane da Silva Soares, no Jardim Itamaraty, além de quatro pessoas que vivem em uma Casa Lar.
- Da redação / Foto: divulgação