Operação Verão: Marinha e Bombeiros reforçarão a segurança nos rios e lagos do Oeste até fevereiro
O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil darão início nesta semana a mais uma edição da Operação Verão no Oeste. Com ações em Foz do Iguaçu e outras 10 cidades da região, os trabalhos tem como objetivo garantir a segurança nas águas, evitando afogamentos e acidentes graves.
Por parte da Marinha, as atividades, que seguirão até fevereiro, serão comandadas pela Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), com patrulhamentos nos rios e Lago de Itaipu. O alvo são embarcações em geral, mas com atenção maior àquelas que realizam o transporte de pessoas.
Neste contexto, os militares atuarão fiscalizando as condições físicas dos barcos, material de salvatagem (coletes, boias, luzes de navegação e extintores de incêndio), documentação e outros. Haverá ainda uso de etilômetros para coibir a navegação sob efeito de bebidas alcoólicas.
Além das fiscalizações em campo, os militares também atuarão em ações educativas, orientando os condutores e passageiros de embarcações sobre as boas práticas para uma navegação segura.
Neste ano, em parceria com o Ministério do Turismo, a Marinha desenvolveu o aplicativo NAVEG, que está disponível gratuitamente nas plataformas Android e IOS, para auxiliar os pilotos de embarcações na navegação.
Além de substituir o “Aviso de Saída” (documento em que o navegador informa sua intenção de viagem), o aplicativo fará o acompanhamento do passeio, desde a partida do barco até a chegada ao destino. O recurso economiza tempo e permite aos comandantes compartilhar a localização com a capitania local, facilitando o atendimento em situações de emergência, por exemplo.
Em paralelo ao trabalho de fiscalização, os bombeiros do 9° GB trabalharão para garantir a segurança de banhistas nas prainhas banhadas pelo Lago de Itaipu. A ação terá orientações voltadas à prevenção de afogamentos, acidentes com animais, atenção às crianças e outras atividades. A previsão é de que a operação tenha início nesta quarta-feira (20).
Para garantir a eficiência, a ação contará com um efetivo de 32 militares, nove viaturas para suporte e transporte coletivo, uma moto aquática, três embarcações, além de mergulhadores e demais aparatos do serviço operacional que estarão de prontidão nos sete postos de bombeiros na região pertencente ao 9° GB.
Na edição passada, realizada entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, os militares executaram 10.568 ações preventivas, realizando 13 resgates, sem registro de óbitos nas praias da costa extremo Oeste.
Estrutura precária
As prainhas de Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia e São Miguel já estão funcionando há algumas semanas para atender a população com estrutura adequada. Entretanto, a realidade em Foz do Iguaçu é bem diferente. O balneário público de Três Lagoas está em estado de abandono, com mato alto, banheiro interditado e churrasqueiras sem manutenção.
Mesmo sem o suporte necessário, o espaço ficou lotado no último final de semana devido ao calor extremo que vem sendo registrado na fronteira. A prainha é o único espaço gratuito de lazer para a população, mas no momento não oferece o conforto e a segurança necessária para que os moradores e turistas possam frequentá-la.
Por meio de nota, a Prefeitura de Foz informou que a licitação para o início da temporada de verão na prainha de Três Lagoas está concluída e que aguarda agora os trâmites para a assinatura do contrato com a empresa vencedora.
A nota informa, ainda, que o processo prevê a contratação de segurança, guarda-vidas, zeladores e serviços na área de banho. Não foi repassado prazo para a conclusão dos trabalhos.
- Da redação / Foto: divulgação Marinha/Bombeiros