Ensino de Inglês e Espanhol em todas as escolas
O Vereador Adnan El Sayed (PSD), de Foz do Iguaçu, enviou ao Deputado Federal Mendonça Filho (União) uma indicação legislativa solicitando a manutenção e conservação do componente curricular de língua espanhola no projeto de lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e a política nacional de ensino médio. A proposta enviada pelo executivo federal ao parlamento inclui também o ensino do inglês.
No texto, o vereador destacou a importância estratégica de manter o ensino obrigatório do espanhol no Brasil, especialmente em regiões de fronteira, como Foz do Iguaçu. “O espanhol, sendo a segunda língua mais falada no mundo, desempenha um papel crucial na comunicação e cooperação internacional, facilitando relações comerciais, culturais e diplomáticas”, apontou.
Adnan ressalta ainda que em cidades como Foz do Iguaçu, o inglês e o espanhol são fundamentais para promover a integração social e econômica com os países vizinhos e ampliar as oportunidadesde trabalho aos jovens no setor de turismo e outros.
“Essa medida contribui não só para a educação, mas também para o desenvolvimento socioeconômico das regiões de fronteira, reforçando laços culturais e comerciais”, afirmou.
Agora, a proposta aguarda a análise e consideração do Deputado Federal Mendonça Filho, que poderá influenciar diretamente o futuro do ensino de espanhol no Brasil, especialmente nas regiões de fronteira.