Complexo esportivo multiuso une esporte-motor e quadras de beach sports em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu contará em breve com um complexo esportivo multiuso focado em esporte-motor e beach sports (esportes de praia) e que também abrigará feiras, exposições e shows. Trata-se do Velofoz – Complexo esportivo Delegado Rubens Recalcati.
Reivindicação antiga dos iguaçuenses e dos clubes de automobilismo, a construção irá impulsionar o turismo esportivo na cidade e contribuir com o desenvolvimento da cidade no pós-pandemia.
“Foz já é palco de grandes eventos, e sabemos que com esse novo complexo poderemos atrair provas de automobilismo de nível nacional e internacional. O espaço também poderá ser utilizado para grandes shows, feiras e outros eventos”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD).
A construção da pista de arrancada está sendo possível devido à destinação de emendas parlamentares de deputados federais, estaduais e vereadores, com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Com a primeira e segunda fases concluídas, a administração municipal encaminhou oficio à Itaipu Binacional pedindo apoio da entidade na conclusão da fase final.
“Há muitos anos a população de Foz do Iguaçu reivindica a construção da pista de arrancada, que incentivará o esporte motor com segurança aos adeptos da atividade. Este empreendimento movimentará a economia da cidade em todos os seus aspectos, principalmente o turismo esportivo. Pela importância social e turística do empreendimento que está sendo construído próximo ao Terminal Turístico de Três Lagoas (Leia-se: Lago de Itaipu), existe a expectativa que o diretor geral brasileiro, Ênio Verri, acene positivamente. ”, disse o Jornalista Erdiley de Oliveira, o “Oliveirinha”, idealizador do Velofoz.
“O sonho de uma pista de arrancada em Foz do Iguaçu vem desde a década de 90, quando pilotos como Dirceu Coimbra Neto (in memoriam) levavam o nome de nossa cidade, participando e conquistando títulos nas principais pistas do país”, disse o diretor de imprensa e eventos da Automóvel Clube, Roberto Mafra.
“Nós lutamos há pelo menos 22 anos por este momento, que é resultado do empenho de pilotos, preparadores, mecânicos, diretores de prova e todos os amantes do esporte-motor iguaçuense. Nós, ao lado do Oliveirinha, apenas somos uma parte dessa engrenagem chamada esporte-motor iguaçuense, que tantas vitórias trouxe para nossa cidade”, complementou Mafra.
Além da pista de arrancada propriamente dita, com seus boxes e arquibancada ecológica, a obra conta com uma ampla quadra de areia para prática de vôlei, futebol e beach tênis. O projeto também contempla a realização de feiras regionais, shows rurais e demais eventos que fomente a região do grande Três Lagoas, uma das mais populosas da cidade.