EDUNILA recebe, pelo terceiro ano consecutivo, prêmio concedido a editoras universitárias
O livro “Guia etnotaxonômico ilustrado das abelhas sem ferrão da Tríplice Fronteira (Argentina, Paraguai, Brasil)”, de Fernando Zamudio e Leopoldo J. Alvarez, publicado pela Editora da UNILA (EDUNILA) em parceria com a Universidad Nacional de Cordoba, obteve a terceira colocação no 9º Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), na categoria Ciências Naturais e Matemáticas. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a EDUNILA chega como finalista da premiação. Em 2022, o livro “ARARA ЯAЯA – Antologia de palíndromos|Ensaio sobre a palindromia”, de Fabio Aristimunho Vargas, ficou em terceiro lugar na categoria projeto gráfico, de autoria de Francieli Padilha e, em 2021, o livro “Por um ensino insurgente em Arquitetura e Urbanismo”, de Andréia Moassab e Leo Name, conquistou o segundo lugar na Categoria Ciências Sociais Aplicadas. O prêmio tem nove categorias de premiação: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; Tradução; e Literatura Infantojuvenil. Neste ano, 266 obras de todas as regiões brasileiras estavam inscritas para o prêmio e 32 foram selecionadas e premiadas.
Criado em 2014, o prêmio Abeu tem o propósito de eleger, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico e também de projetos gráficos de obras publicadas por suas associadas. Com isso, a Abeu incentiva a qualificação das editoras universitárias e fomenta a produção técnico-científica, visando não apenas à excelência dos conhecimentos veiculados nas obras, mas também à concepção estética das edições.
Os jurados avaliam os livros nos critérios relevância do conteúdo da obra; singularidade ou forma inovadora com que é expressa a temática; rigor científico: precisão conceitual e terminológica; clareza e objetividade da linguagem para a enunciação da linha de conteúdo que constituem propósitos do livro.
Os livros podem ser acessados na página da EDUNILA.
- AI UNILA