Empregos temporários e efetivos para Natal e Ano Novo movimentam a economia em Foz
As festas de Natal e Ano Novo, pagamento do 13° salário e temporada de férias devem aumentar consideravelmente o movimento no comércio e turismo de Foz do Iguaçu nas próximas semanas. Buscando oferecer um atendimento de qualidade aos moradores e visitantes, muitos locais já deram início às contratações temporárias para reforçar o quadro de colaboradores. A ação traz movimento à economia local.
Quem está em busca de uma oportunidade pode aproveitar o feirão de empregos que está ocorrendo desde ontem na Agência do Trabalhador. Mais de 300 vagas, em diversos setores, estão sendo ofertadas com entrevista na própria unidade.
Para participar basta ir até a agência hoje (7), entre as 7h e às 14h, com RG, comprovante de residência e Carteira de Trabalho. No local serão distribuídas senhas e realizado a atualização de cadastros.
As pessoas que se enquadrarem no perfil das vagas farão entrevistas com os empregadores. O mutirão conta com a participação das empresas do Grupo Muffato, Shopping Catuaí Palladium e Vital Engenharia Ambiental. Algumas contratações são temporárias e outras efetivas, com carteira assinada.
Dentre as oportunidades há vagas para coletor, jardineiro, auxiliar de jardinagem, açougueiro, auxiliar de manutenção, técnico de enfermagem do trabalho, cozinheiro, auxiliar de cozinha, auxiliar de padeiro, empacotador, repositor, assistente de prevenção de perdas e operador de caixa.
A iniciativa é uma ótima chance para quem busca o primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho, já que muitas das vagas não precisam de experiência. Além de elevarem o currículo, as contratações temporárias de final de ano podem se tornar efetivas para aqueles que se destacarem nas funções.
Supermercados e lojas são os que mais empregam
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que em todo o Paraná devem ser abertas mais de 9 mil vagas temporárias neste final de ano, posicionando o Estado como o terceiro maior gerador de empregos temporários durante o período festivo em todo o país.
O setor de supermercados e hipermercados deve contratar o maior número de trabalhadores temporários, seguido dos segmentos de vestuário e calçado, utilidades domésticas e eletroeletrônicos, livrarias e papelarias, e móveis e eletrodomésticos.
Com a proposta otimista, o mercado de trabalho na fronteira se prepara para absorver uma parcela especial de profissionais temporários, impulsionando a economia local durante os meses de dezembro e janeiro.
Cenário positivo
Foz do Iguaçu está entre as 10 cidades com maior geração de empregos com carteira assinada no Paraná. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram organizados pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.
Deste o início do ano até o mês de outubro, a cidade conta com um saldo 2.835 novos empregos (diferença entre desligamentos e novas ocupações), atrás apenas de cidades como Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais e Ponta Grossa.
O setor de serviços, que engloba além das imobiliárias, atividades financeiras, hotelaria, supermercados, restaurantes e outros, foi o que mais cresceu no período, tendo sido responsável pela abertura de mais de 2,2 mil vagas em Foz.
- Da redação / Foto: divulgação