Operação da PRF na fronteira mira o contrabando de pneus paraguaios
A importação ilegal de pneus estrangeiros voltou à mira das equipes de fiscalização em Foz do Iguaçu. Na segunda-feira (4) teve início a terceira etapa da Operação Rodado de Aço, deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de identificar veículos, especialmente caminhões e carretas, que tentam entrar no Brasil com pneus contrabandeados.
De acordo com os agentes, os veículos de carga de origem paraguaia, vêm sendo usados com frequência para a ação. Eles cruzam a fronteira com pneus novos e, posteriormente, realizam a troca e venda desses produtos em borracharias não autorizadas.
Após o trâmite, os caminhões retornam para o país de origem com pneus usados e em péssimo estado de conservação, oferecendo um grande risco para a segurança viária e para a ocorrência de acidentes.
“É comum flagrar situações em que os caminhões trafegam com pneus com a banda de rodagem danificada, rasgados, que já atingiram o TWI e com os arames expostos, comprometendo, dessa forma, a segurança do próprio motorista e dos demais usuários das vias”, destacou a PRF.
Nas etapas anteriores da operação, as equipes autuaram 152 motoristas e recolheram 30 veículos de tração/carga que não apresentavam condições mínimas de segurança. Os pneus apreendidos em situação de contrabando são submetidos a uma análise para identificar a segurança e as condições de rodagem.
Caso sejam aprovados nos testes, estes podem ser destinados, assim como outras mercadorias, a entidades e órgãos, como prefeituras, para serem utilizados na frota de veículos das unidades. Caso não estejam em condições se serem utilizados, os pneus são encaminhados para destruição.
- Da Redação /Foto: PRF