Foz do Iguaçu Sedia 78º Encontro Nacional dos Detrans e Seminário Ferrovias Brasileiras
Foz do Iguaçu se torna o epicentro das discussões sobre trânsito e ferrovias, reunindo autoridades e gestores de todos os estados do Brasil no 78º Encontro Nacional dos Detrans. O evento, realizado em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), busca estreitar relações entre os diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, com foco na colaboração para a redução do elevado índice de mortes no trânsito brasileiro.
A abertura oficial ocorreu na terça-feira (21), dando início às discussões nesta quarta-feira (22). O evento, que termina nesta sexta-feira (24), é promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e conta com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério do Transporte, gestores do Paraná e de outros estados.
Objetivos
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destaca a importância de estreitar relações para pensar o trânsito como uma colaboração entre os diversos entes do Sistema Nacional de Trânsito. O índice ainda elevado de mortes no trânsito no Brasil motiva a busca por soluções conjuntas.
O chefe da Casa Civil do Paraná João Carlos Ortega, enfatiza o compromisso do Governo do Estado em sediar eventos importantes, debatendo políticas e investimentos para a melhoria do trânsito. As melhorias visam a educação, mobilidade e parcerias com os municípios para diminuir acidentes e preservar vidas.
O diretor-presidente do Detran-PR Adriano Furtado, destaca que a programação, que se estende até sexta-feira (24), abordará debates importantes. O compartilhamento de soluções já implementadas no Detran do Paraná, inovações e a formulação de políticas nacionais de trânsito estão no centro das discussões.
Os temas em destaque incluem tecnologia e inovação no atendimento ao cidadão, fóruns sobre o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, Leilões, Saúde do Condutor, Fórum dos Registros Nacionais e o XVII Fórum de Conselhos Estaduais de Trânsito.
Seminário Ferrovias Brasileiras
Além do encontro dos Detrans, Foz do Iguaçu também foi palco do Seminário Ferrovias Brasileiras, realizado pelo Detran-PR em colaboração com a AND. O evento visou promover o debate sobre o transporte ferroviário no Brasil e sua relação com o sistema nacional de trânsito.
Gestores do Ministério do Transporte, Senatran e Detran-PR discutiram aprimoramentos na malha viária, intensificação de obras ferroviárias e atração de investimentos, entre outros tópicos. Adriano Furtado ressalta a importância do tema, considerando o momento estratégico para o Paraná, com o Plano Estadual Ferroviário e o projeto da Nova Ferroeste em desenvolvimento.
Regionalização
O Detran-PR concluiu, também em Foz do Iguaçu, a série de Encontros Regionais, reunindo agentes do setor para alinhar e padronizar a qualidade do atendimento ao cidadão. O diretor-presidente do Detran-PR destaca a dinâmica de alinhamento para aprimorar a qualidade do serviço, priorizando praticidade e agilidade.
Os encontros anteriores ocorreram em diversas regiões do Paraná, reunindo representantes de municípios como Cascavel, Medianeira, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Assis Chateaubriand, Palotina, Matelândia, Guaraniaçu, Santa Helena, Quedas do Iguaçu, Nova Aurora e Catanduvas. Ao todo, 1.350 pessoas participaram desses eventos no estado.
- Da redação com AEN / Foto: Gustavo Pontes/CC