Receita Federal apreende mineradoras de criptomoedas no aeroporto de Foz
Equipes da Receita Federal realizaram uma apreensão inusitada no aeroporto de Foz, na manhã de quinta-feira (16). Mineradoras de criptomoedas, adquiridas no exterior, foram interceptadas com um passageiro, de 30 anos. A ação ocorreu no âmbito da Operação Fronteira.
De acordo com informações, o homem é brasileiro, natural de Vitória (ES). Ele chamou a atenção dos servidores após realizar o check-in nos últimos minutos antes do encerramento de um voo com destino a Guarulhos (SP).
Na abordagem, a RF identificou os equipamentos de mineração. Essas máquinas são dispositivos especializados para realizar complexos cálculos matemáticos necessários para validar transações e garantir a segurança das redes de criptomoedas. Elas são responsáveis pela criação e manutenção das blockchains, sendo essenciais para o processo de mineração de novas unidades de criptomoedas.
Conforme a Receita, a aquisição dessas mineradoras no exterior levanta questões sobre conformidade fiscal e regulamentação. A apreensão envolveu uma quantia estimada em R$ 43 mil, considerando o valor de mercado externo das criptomoedas. O Fisco destaca que o caso está em fase de qualificação, e, se necessário, será instaurada uma Representação Fiscal para Fins Penais posteriormente, junto ao Ministério Público Federal.
“A ação reforça o compromisso da Receita Federal em combater atividades ilícitas e ressalta a importância da vigilância nos fluxos aeroportuários para a preservação da ordem fiscal e segurança nacional”, destacou a RFB.
- Da Redação / Foto: Receita Federal