Exposição “A arte ultrapassa todas as barreiras” recebe o público no Shopping Catuaí Palladium
Foi inaugurada na terça-feira (14) uma exposição que congraça o talento de artistas e alunos da APAE de Foz do Iguaçu. O evento “A arte ultrapassa todas as barreiras”, segue com data indeterminada no horário das 10 às 23h, no Piso L2 do Shopping que fica na Avenida das Cataratas, eixo turístico da cidade. A entrada é gratuita e em razão dos feriados prolongados, muitos visitantes de várias localidades no Brasil e Exterior aplaudiram os trabalhos expostos, agregando um ar de notoriedade à entidade e seus artistas. Muitas pessoas filmaram, fotografaram e compartilharam a exposição por meio de suas redes sociais.
Os alunos se expressam por meio de tintas e pincéis, em técnicas abstratas, e, em réplicas de artistas famosos como é o caso do aluno Claudinei Raimundo que emprestou o seu trabalho para a confecção do banner que divulgação a mostra. Ele levou três meses para concluir o trabalho; aluno dedicado e detalhista, reproduziu a obra “O pescador” da grande Tarsila do Amaral. A riqueza dos detalhes impressiona, bem como a intenção de respeitar a obra original, usando uma técnica muito apurada. O artista realizou a obra sozinho, sem ajuda dos professores. “Eu adoro pintar e foi uma surpresa, quando vi o meu trabalho grande e exposto na entrada da exposição”, comentou, dizendo-se muito feliz e emocionado.
A aluna Tatiane Pruxe desenhou três telas para a exposição usando técnicas diferentes, uma é a casinha lembrando o local onde mora e o quarto rosa. Em outro trabalho, abstrato, utilizou a técnica da esponja; por fim ela apresenta um trabalho muito sensível, duas mulheres com o coração, retratando o amor pela mãe.
Os trabalhos foram bem escolhidos por meio de uma curadoria que visa sensibilizar a qualidade criativa dos alunos. Adriana de Souza realizou um trabalho muito interessante, uma bailarina elaborada por meio de tintas, penas e flores. Outros dois trabalhos da artista chamam muito a atenção, como o casario e os gatos. “Eu demorei quatro dias para pintar, fiquei muito feliz em trabalhar com tintas. Além da pintura também gosto de escrever”, diz a aluna.
São ao todo 75 telas esbanjando talento e particularidades artísticas de alunos com idade entre 14 a 60 anos. “A ideia de realizar uma exposição no shopping surgiu quando os alunos apresentaram a peça ‘Lendas das Cataratas’, no mesmo local, no início de setembro. Conversando com algumas pessoas mencionamos a possibilidade de levar a exposição de arte, onde a visibilidade é bem maior. Entramos em contato com e os profissionais de marketing do Catuaí Palladium e eles disponibilizaram o espaço para esta mostra, não deixando de mencionar o apoio das Diretoras Cláudia Batista, Elaine Jung e da coordenadora Carla Durante que não mediram esfoços para ajudar a mostrar o talento dos artistas” relata a professora de artes da APAE, Lucimar da Silva Maier.
Quase todos os alunos demonstram habilidades especiais na hora do aprendizado, independentemente de crianças, jovens e adultos. Eles se destacam evoluindo em seus aprendizados com muita frequência e autonomia a exemplo do Eduardo Lucas de Souza, premiado em várias categorias no “Festival Regional de Artes”, bem como a aluna Eliane Vargas, de Matelândia. Ela ganhou o concurso de Cartões de Natal recentemente. Outros alunos também impressionam como é o caso de Vitor Gabriel da Silva, que produziu o melhor trabalho em um recente concurso de cartazes.
A APAE fomenta todas as formas de dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos alunos, exaltando o talento e potencial, o que proporciona um olhar diferente à sociedade. A coordenação e a diretoria da entidade fazem um apelo, convidando a população para conhecer. Realmente vale à pena.
- Da Redação / Foto: Abel da Banca