Palavra Livre

 

Hospital Municipal

A Itaipu Binacional confirmou que já aprovou, em reunião de diretoria, um repasse de R$ 13 milhões ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, através de convênio com a Unioeste, para investimento em qualificação profissional em assistência hospitalar. “O instrumento jurídico está em elaboração e, assim que aprovado pela Diretoria Jurídica da Itaipu, o convênio será formalmente celebrado. A expectativa é que isso aconteça até meados de dezembro deste ano”, diz a binacional em nota.

 

Moradias

Em relação às 250 casas que serão construídas em Foz do Iguaçu com recursos da binacional, a Itaipu diz que situação é a mesma (ao convênio com a Unioeste). “Está em avaliação pela Diretoria Jurídica. Quando a documentação estiver aprovada, poderemos divulgar com mais detalhes”, diz a Itaipu ao ser perguntada sobre o montante dos custo das moradias.

 

É campeã!

Foz do Iguaçu conquistou ouro na Taça Paraná de Voleibol Internacional, maior competição da América Latina. A equipe sub-14 da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer disputou o torneio entre 27 de outubro e 1º de novembro em São José dos Pinhais. A equipe sub-16 também se destacou, ficando na 10ª colocação, entre 36 equipes. A Taça Paraná já revelou atletas para os cenários nacional e mundial, com talentos que hoje atuam na seleção brasileira. Neste ano, a competição reuniu 3,5 mil atletas do Brasil e da América Latina.

 

No páreo

O vereador Ney Patrício (PSD) avisou que continua no páreo na pré-candidatura a prefeito em 2024. “Sigo firme conversando com setores da sociedade civil sobre o futuro da cidade”, explicou o vereador do mesmo partido do governador Ratinho Júnior.

 

Expansão do PSD

O governador Ratinho Junior defende a expansão do PSD na disputa das prefeituras paranaenses, ou seja, o partido terá candidatos a prefeito ou vice na maioria das cidades.

 

Ratinho faz mistério

Ninguém arrisca no Palácio Iguaçu para qual nome será o apoio de Ratinho Júnior nas eleições em Foz do Iguaçu. Ratinho Júnior faz mistério sobre qual dos pré-candidatos que tem sua preferência. Quem diz que já “está fechado” com o governador está, no mínimo, equivocado, se cacifando ou jogando para a torcida.

 

Águas calmas

O presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, João Morales (União Brasil), navega em águas calmas nos últimos dias. O presidente só foi visto na Casa de Leis para assinar documentos.

 

Tensão no ar

Com o retorno das sessões na próxima quinta-feira, 16, e também com o início das discussões sobre o orçamento municipal, a tensão estará no ar novamente. O próprio orçamento da Câmara Municipal deve gerar bastante atrito entre os vereadores.

 

Somos contra

Os senadores Sérgio Moro (União Brasil) e Oriovisto Guimarães (Podemos) votaram contra a PEC da Reforma Tributária na CCJ e no plenário. A proposta foi aprovada com o voto “sim” do senador Flávio Arns (PSB).

 

Abaixo-assinado

A deputada Ana Júlia (PT) está fazendo um abaixo assinado pelo fim das escolas cívico-militares no Paraná. Nesta quarta-feira, 8, a deputada se encontrou com o ministro Dias Toffoli (STF), relator da ação que trata da ilegalidade das escolas cívico-militares. “Apresentamos a preocupação com a demora no julgamento visto a iminência da ampliação do programa. A conversa foi produtiva e aguardamos os próximos passos do processo, mas precisamos muito pressionar. Por isso peço que assinem e compartilhem o abaixo assinado pelo fim das escolas cívico-militares”, disse.

 

Música no Fantástico

O ministro Benedito Gonçalves (TSE) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à inelegibilidade pela terceira vez. A condenação diz respeito ao abuso de poder durante as comemorações do 7 de setembro de 2022.

 

Indicações

O presidente Lula (PT) indicou a ministros do STF que pretende definir, até a próxima semana, os nomes que ocuparão as vagas na Corte e também na PGR.

 

Lei da PM

O Senado aprovou o projeto que cria a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros e unifica as regras para as categorias. O projeto segue agora para sanção presidencial.

 

Mobilidade urbana

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estende o prazo para que os municípios elaborem os planos de mobilidade urbana. Com a aprovação da medida, cidades com mais de 250 mil habitantes terão até 12 de abril de 2024 para estruturar seus planos. Já o prazo limite para municípios com até 250 mil habitantes será em 12 de abril de 2025.

 

Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 com a meta de déficit primário zero. Agora, qualquer eventual alteração na meta para o próximo ano terá de ser incluída em emenda ou uma alteração do próprio relator a ser votada pelo Congresso.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *