Colégio do Polícia Militar celebra 5° aniversário de instalação em Foz
O 5° Colégio da Polícia Militar (CPM) celebrou, nessa terça-feira (7), cinco anos de instalação em Foz do Iguaçu. A data foi lembrada com uma grande solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da cidade.
A cerimônia foi presidida pelo comandante do colégio, major Eliseu Gonçalves, e teve início com a apresentação das tropas, honras militares e hasteamento da Bandeira Nacional. Na sequência foi contado o Hino Nacional Brasileiro e os parabéns oficiais com bolo simbólico.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o comandante da unidade destacou a importância do colégio, do apoio à PM e do bom desempenho da equipe pedagógica na formação dos alunos.
“O objetivo do colégio é primar pela qualidade do ensino de seus alunos, despertando neles o espírito de civismo, responsabilidade, honestidade, disciplina, hierarquia, e demais valores necessários para uma boa convivência social. Com o compromisso de ser um estabelecimento diferente, por seu projeto pedagógico e administração policial militar, o 5° CPM coleciona muitos feitos em sua linha do tempo”, ressaltou o major Eliseu.
Ao final da cerimônia os alunos do 5° CPM prestam continência às autoridades e seguiram para as suas atividades rotineiras. A banda do colégio encerrou a festividade.
História do 5° CPM
O Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, 5° CPM, é um Estabelecimento de Ensino Regular que compreende os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (1° ao 3° anos).
Criado a partir do Decreto Estadual n° 11619 de 7 de novembro de 2018, a instituição foi instalada nas dependências do antigo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, no centro de Foz, tendo como primeiro comandante o major Marcos Aparecido de Souza.
A origem do colégio decorre de uma expansão da filosofia de ensino que já era adotada pelo Colégio da Polícia Militar Coronel PM Felippe de Sousa Miranda sediado em Curitiba, cuja origem, nas décadas de 50 e 60, primou pela educação pública voltada aos estudos dos policiais militares e anos posteriores deixou de atender os policiais militares e passou a receber seus dependentes.
O sucesso dessa modalidade de ensino refletiu recentemente na criação de outros Colégios da Polícia Militar nas cidades de Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Pato Branco e União da Vitória.
O Colégio possui Corpo Docente e Quadro de Funcionários oriundos da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação. Além do ensino regular, a unidade oferece ainda atividades extracurriculares com futsal, badminton, jiu-jitsu, handebol, basquete, luta olímpica, vôlei e música.
- Da redação / Foto: Abel da Banca