Faltam 341 eleitores para Foz chegar ao segundo turno nas eleições municipais

Foz do Iguaçu está muito próxima de chegar ao segundo turno nas eleições municipais. De acordo com o monitoramento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), faltam 341 novos cadastros para 200 mil eleitores, número exigido pela legislação para o pleito que vai definir, em outubro de 2024, o sucessor do prefeito Chico Brasileiro (PSD) ocorrer em duas etapas.  A solenidade de instalação da 104ª Zona Eleitoral do município será no próximo dia 17 de novembro com presença do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

O primeiro turno das eleições municipais no ano que vem será dia 6 de outubro e o segundo dia 27 do mesmo mês. De acordo com a Justiça Eleitoral, Foz do Iguaçu tem atualmente 199.659 eleitores cadastrados. Os registros estão distribuídos em três zonas eleitorais – 46ª com 77.191 título, 104ª com 70.736 e a 147ª com 51.732 eleitores, mais 18.105 cadastros referentes aos eleitores de Santa Terezinha de Itaipu.

Caso o número de registros do município alcance os 200 mil, para vencer no primeiro turno, um dos candidatos ao executivo deve receber 50% mais um dos votos válidos. Em 2020 no Paraná, cinco municípios já contavam com o segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Para o ano que vem, além de Foz do Iguaçu, o seleto grupo contará com São José dos Pinhais, que chegou aos 200 mil eleitores em agosto deste ano.

A Justiça Eleitoral lembra que os eleitores da 104ª Zona Eleitoral terão que fazer a reimpressão dos títulos, pelo site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/, entrar no diretório de impressão do título, preencher os dados e baixar o PDF. No caso de celular, dá para baixar o app E-titulo. O eleitor terá que ir ao Fórum apenas se necessitar atualizar endereço ou fazer a biometria. O local de votação permanece o mesmo.

No mesmo endereço eletrônico do TSE é possível consultar a situação do Título de Eleitor, regularizar alguma pendência ou mesmo emitir a primeira via. O prazo final para o procedimento é o dia 8 de maio do próximo ano, ou seja, 150 dias antes do primeiro turno do pleito.  O voto no Brasil é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo a analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

 

Nova ZE

A solenidade de instalação da 104ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu será no próximo dia 17 de novembro, a partir das 15h, com a presença do desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que também irá receber a Comenda das Cataratas concedida pela Prefeitura. O ato, segundo o juiz diretor do Fórum Eleitoral, Ariel Nicolai Cesa Dias, será na sede do órgão na Avenida Costa e Silva, 1599, no Parque Presidente 1.

 

Wellington Moura também irá receber, a partir das 19h na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, homenagem proposta pela vereadora Yasmin Hachem (MDB). Os detalhes da solenidade foram definidos em reunião do presidente João Morales, com os juízos eleitorais Ariel Dias, Geraldo Dutra de Andrade Neto e Marcos Antonio de Souza Lima.

  • Da Redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *