Foz registrou aumento de quase 20% nos furtos de veículos 

O número de furtos de veículos cresceu 18% neste ano em Foz do Iguaçu. Um levantamento realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) mostra que a cidade registrou 338 crimes de janeiro a agosto deste ano, 52 a mais que no mesmo período de 2022, quando foram contabilizados 286 casos.

De acordo com o relatório, o município contabiliza uma média de quase duas ocorrências por dia, em diferentes áreas. As regiões do Centro e do bairro Vila A são as que detêm o maior volume de casos. A maioria dos crimes ocorre no período da madrugada. Os meses de abril e maio tiveram o maior índice de criminalidade até o momento.

Além dos furtos, os roubos de veículos também cresceram no município. Nos oito primeiros meses de 2023 as forças de segurança registraram 146 crimes, 7% a mais que no ano passado que teve 137 casos. Das regiões com maior volume de ocorrências destacam-se os bairros Morumbi, Três Lagoas e Vila Portes.

Em ações diversas para frear a criminalidade, as forças de segurança recuperam 396 veículos neste ano em Foz. O mês mais positivo neste aspecto foi maio, quando as equipes policiais localizaram 66 automotores. O segundo colocado foi o mês de março, que foi encerrado com a recuperação de 61 veículos.

 

Furtos e roubos gerais

Nas ocorrências de furtos em geral, que engloba residências, comércios e outros, houve um crescimento de 19%, com um total de 3.300 situações na fronteira este ano. No ano passado, até agosto, foram 2.676.

Com relação aos roubos em geral, o cenário é mais promissor com queda de 10% no volume de ocorrências, passando de 721 crimes em 2022, para 650 em 2023. Em boa parcela dos casos as forças de segurança conseguiram localizar e prender os envolvidos e reaver os bens das vítimas. Das situações atendidas, e outros tipos de ocorrência, resultaram a apreensão de 126 armas de fogo de diversos calibres.

No Paraná, também registraram queda nos roubos os municípios de Umuarama (56%), Araucária (54%), Londrina (37%), Maringá (29%), Guarapuava (29%), Campo Largo (26%), Colombo (19%), Apucarana (15%), Cambé (13%), Cascavel (2%), São José dos Pinhais (1%) e Almirante Tamandaré (1%). Considerando os 21 municípios, foram registrados 304 roubos a menos, caindo de 13.057 em 2022 para 12.753 em 2023.

 

Tráfico de drogas

Ainda nas estatísticas divulgadas pela Sesp, houve uma evolução no combate ao tráfico, com um total de 230 flagrantes de janeiro a agosto em Foz. Em todo o Estado foram quase 90 mil registros de ocorrências com apreensões de drogas.

No período as forças de segurança na fronteira recolheram ainda 13.901,05 quilos de maconha. Boa parte do entorpecente já passou pelos processos judiciais necessários e foi encaminhada para destruição.

O resultado é fruto das diversas operações e patrulhamentos realizados pelas policiais Militar, Federal, Rodoviária Federal, e Civil em Foz e região. Os trabalhos, além de impedir a ação de suspeitos, também contribuíram para o resgate de bens e redução de homicídios, tendo em vista que muitos crimes estão conectados.

Nos primeiros oito meses deste ano foram contabilizados 52 assassinatos, 7% a menos que no mesmo período de 2022. De acordo com a Polícia Civil, mais de 70% dos casos já foram elucidados.

 

  • Da redação / Foto: BPFron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *