Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu tem novo comandante

O 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu passou nessa terça-feira (26) por uma troca de comando. O ato ocorreu durante uma solenidade no quartel da Vila A, presidida pelo Subcomandante-geral dos bombeiros no Paraná, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, e pelo comandante do 3° Comando Regional de Bombeiro Militar, tenente-coronel Antonio Schinda. Diversas autoridades civis e militares estiveram presentes.

Dentre os convidados estiveram o comandante do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, coronel Felipe Rímolo Cosendey; o superintendente de segurança da Itaipu Binacional, coronel Washington Alves da Rosa; o comandante da Capitania Fluvial do Rio Paraná, capitão de fragata Edésio Junior; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, major aviador Olívio Martini Marangon; e o comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Aparecido de Souza.

Na oportunidade, foi nomeado como novo comandante do 9°GB o tenente-coronel Edson Leonel Rodrigues. O cargo até o presente era ocupado pelo tenente-coronel Amarildo Roberto Ribeiro, que esteve à frente da corporação no Oeste por pouco mais de um ano.

Antes de ser designado para o comando, o tenente-coronel Leonel Rodrigues ocupava o posto de subcomandante do grupamento em Foz. Graduado pela Academia de Polícia Militar do Guatupê, o bombeiro também é formado em Direito. Tem experiência nas áreas de mergulho, salvamento combate a incêndios e Defesa Civil.

O novo copmandante já participou de seis operações verão no litoral paranaense e na Costa Oeste. Em 2013 realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, requisito para ingresso no Oficialato Superior Corpo de Bombeiros.

Em seu discurso de posse como novo comandante, o militar parabenizou o trabalho desenvolvido pelo 9° GB na fronteira e a conquista do novo quartel, inaugurado recentemente, e afirmou que pretende dar continuidade as atividades já desenvolvidas, buscando cada vez mais melhorias e eficiência nos serviços prestados à população.

Por sua vez, na despedida, o tenente-coronel Amarildo agradeceu o acolhimento no Corpo de Bombeiros de Foz, as conquistas da corporação no último ano, e desejou sorte ao novo comandante.

A cerimônia contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, hasteamento da bandeira, e entrega de medalhas de ouro, prata e bronze aos bombeiros militares de destaque por tempo de serviços prestados.

 

Sobre o 9° GB

A atuação do Corpo de Bombeiros em Foz teve início sob circunscrição de outras cidades, como Ponta Grossa e Cascavel. Em 1995 o efetivo foi denominado 1° Subgrupamento de Bombeiros Independente.  Somente em 2010 tornou-se o 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros, subordinado diretamente à central em Curitiba.

Hoje o 9° GB é responsável por Foz e outros 10 municípios do Oeste, atendendo as mais diversas situações. Somente neste ano as equipes atenderam a mais de cinco mil ocorrências, entre acidentes com meio de transporte, atendimentos pré-hospitalares, combate a incêndio, prevenção e auxílio, e salvamentos diversos.

No início deste mês, após alguns anos de espera, o grupamento ganhou um novo e moderno quartel-geral, na Vila A.

 

  • Da redação / Foto: Abel da Banca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *