População lota sessão itinerante e aplaude iniciativa da Câmara
A população aderiu e lotou o Teatro Barracão na noite de terça-feira, 19 de setembro, para acompanhar a primeira sessão itinerante de uma série que pretende percorrer todas as regiões. O público aplaudiu a iniciativa da Câmara Municipal que aproxima os vereadores das comunidades dos bairros. Diversas sugestões, opiniões e reivindicações foram apresentadas pelos moradores. As demandas farão parte de proposições coletivas a serem apresentadas ao Poder Executivo e acompanhadas pelos vereadores.
“É com grande alegria que iniciamos essa fase histórica para o Poder Legislativo e para a sociedade levando a sessão oficial da Câmara para perto do povo, lá nas comunidades. A presença maciça dos moradores comprova que estamos no caminho certo. A população aderiu à essa iniciativa de todos os vereadores e mostrou que as comunidades têm essa disposição e interesse na participação ativa. Quando existe a vontade popular e o Poder Público abre essa oportunidade, temos êxito como ocorreu na noite de terça-feira”, comentou o Presidente da Câmara, João Morales (União Brasil).
Várias comunidades presentes
A etapa realizada no Teatro Barracão envolveu os moradores do Jardim São Paulo, Panorama, Copacabana, São Roque, Campos do Iguaçu, Conjunto Libra e demais comunidades adjacentes. “É uma iniciativa muito importante da Câmara de Vereadores de dar acesso à população por meio das sessões itinerantes. É a participação popular. Ficamos muito felizes com essa primeira etapa sendo realizada aqui na nossa região do Grande Jardim São Paulo”, declarou o vereador Rogério Quadros (PTB), primeiro vice-presidente da Casa de Leis.
Para o vereador Ney Patrício (PSD), a Câmara iniciou a série em “uma grande região e com grande público. A população participou intensivamente e isso é importante para balizar as ações políticas diante do Poder Executivo”. O vereador Cabo Cassol (Podemos) destacou: “Isso demonstra que a população quer participar das decisões do Município. Por isso, a importância dessa presença e na continuidade desse trabalho pelos bairros. Vamos ouvir o povo”.
Na opinião do empresário Aparecido Cambara, além de apresentar as sugestões e reivindicações, “é uma oportunidade para o pessoal do bairro comparecer e ver como funciona o trabalho dos vereadores”. O despachante Wallace Santos disse que estava feliz em poder participar, ressaltando que “é importante os vereadores se aproximarem da população”. A próxima sessão itinerante está sendo organizada para ocorrer no dia 9 de outubro na região da KLP, Vila A, Lancaster e Curitibano.
Moradores apresentam reivindicações durante a sessão Itinerante da Câmara
Os moradores apresentaram diversas sugestões, opiniões e reivindicações. As demandas serão levadas ao Poder Executivo por meio de proposições coletivas dos vereadores que buscam soluções para os problemas dos bairros. Foi aberto ao público o uso da tribuna para sugestões, reivindicações e explanações dos moradores das regiões dos jardins Copacabana, Estela, Panorama I e II, São Luiz, São Paulo, São Rafael I, São Roque, Campos do Iguaçu, Conjunto Libra e comunidades adjacentes.
“As reivindicações aqui feitas serão devidamente encaminhadas aos órgãos competentes, pois o nosso objetivo principal com a realização da sessão itinerante é dar uma resposta, levar ao Poder Executivo e acompanhar os encaminhamentos e soluções para os assuntos aqui tratados”, esclareceu o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil), após a participação da comunidade.
De obras inacabadas a fiscalização de leis vigentes
Durante os pronunciamentos surgiram, por exemplo, questionamentos acerca das verbas destinadas ao campinho do Três Pinheiros; obras de drenagens não concluídas na região e quais os impactos gerados aos munícipes; orçamento participativo da Escola Eleodoro Ébano Pereira; análise dos horários das sessões; Investimento no esporte de base em área do Conjunto Libra; sobre as áreas técnicas do loteamento Cohiguaçu e possibilidade de um espaço de lazer; pavimentações e recapeamento asfáltico nas proximidades.
Várias questões sobre a saúde pública foram abordadas por moradores e vereadores, dentre elas o índice de mortalidade infantil e filas de espera para consultas, exames e cirurgias eletivas. Também foi reivindicada maior fiscalização quanto a Lei que proíbe comercialização de escapes automotivos que produzam ruídos acima do determinado. A população cobrou políticas públicas para resolver a problemática dos moradores de rua naquela região que aumentou muitos nos últimos meses. Além disso, incentivo à cultura e melhorias e reforma completa em estruturas como a do próprio Teatro Barracão, que foi utilizado para realização da sessão itinerante. O espaço apresenta condições preocupantes, dentre elas infiltração. A comunidade pediu ainda soluções da Prefeitura quanto ao banheiro público da Praça da Bíblia e das condições das pessoas em situação de rua que permanecem ali.
Comunidade enaltece presença da Câmara nos bairros
Mais visitas aos bairros e a necessidade de o Poder Legislativo atuar de forma independente também foram reivindicadas pela população. “O povo precisa de vocês. Cada um de vocês é muito importante”, afirmou Paulo Andrade de Souza. Os moradores também declararam apoio à Moção de Apelo assinada por todos os membros do Legislativo. A iniciativa reivindica que a legalização do aborto seja impedida de ser discutida e votada por meio da ADPF 442 – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).
- DC CMFI / Fotos: Christian Rizzi/CMFI