Com ação educativa na Ponte da Amizade, forças de segurança dão início à Semana Nacional do Trânsito

Com uma ação educativa, realizada na aduana brasileira da Ponte Internacional da Amizade, as forças de segurança de Foz do Iguaçu deram início na segunda-feira (18) às atividades da Semana Nacional do Trânsito. Participaram da operação equipes da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans).

Na oportunidade foram distribuídos panfletos e orientações sobre a segurança viária. A mobilização, que ocorre em todo o país, tem como objetivo conscientizar a sociedade para a mudança de postura no trânsito, a fim de reduzir os acidentes junto aos mais vulneráveis.

O alto número de ocorrências evidencia a importância da ação. De janeiro até ontem (19) o Corpo de Bombeiros em Foz atendeu a 1.697 acidentes nas vias urbanas. Deste total, 125 pessoas foram socorridas com ferimentos graves e outras 11 morreram. Visando reduzir esse índice, até domingo serão realizadas diversas atividades em pontos distintos da cidade, cada uma com um foco específico.

“Os comandos de educação e as fiscalizações voltadas à segurança viária serão fortalecidas na região de Foz do Iguaçu a fim de conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar a Legislação de trânsito. Durante a semana estão previstas fiscalizações do uso de cinto de segurança, de embriaguez, ultrapassagens em locais proibidos e o uso de cadeirinha”, destacou a PRF.

Dentre os eventos de destaque, a Polícia Rodoviária promoverá nos dias 23 e 24 (sábado e domingo), uma exposição educativa no piso L1 do shopping Catuaí Palladium. Serão exibidas viaturas e motocicletas da PRF e equipamentos utilizados pelas equipes no cotidiano.

Na oportunidade haverá ainda atividades lúdicas para as crianças e as famílias poderão conhecer um pouco mais da atuação dos agentes para promover a segurança no trânsito. A exposição ocorrerá das 12h às 18h no sábado e das 14h às 18h no domingo, sendo gratuita e aberta a todo o público.

 

Escolha a vida

Com o tema, “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.

“O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

No mesmo contexto, na sexta-feira (22), será celebrado o Dia Mundial sem Carro. Nesta data a população é convidada a buscar transportes alternativos, como as bicicletas, por exemplo. A ideia é alertar para o grande volume de veículos em circulação, que contribuem para o alto índice de acidentes; além da influência na poluição e na qualidade de vida em geral.

 

Não seja um perigo

No Estado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Dentran) está realizando atividades em duas frentes em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação com o tema “Não seja um perigo no trânsito”.

A abordagem do Sistema Seguro reconhece que erros humanos são inevitáveis, mas busca criar um ambiente no qual esses erros não resultem em acidentes graves. Já a Visão Zero tem como intuito principal eliminar completamente as mortes e lesões graves no trânsito.

 

  • Da redação / Foto: PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *